Total de visualizações de página

quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

PROCURE ORIENTAÇÕES DURANTE A GESTAÇÃO

É importante conversar com profissionais que cuidam de bebês fissurados e com mamães que passaram por esta experiência. Procure conhecer os (as) fonoaudiólogos (as) que tratam de fissura e procure conhecer os cirurgiões plásticos especializados. Por onde começar? bom, comigo foi assim: a médica que fez o ultrassom onde foi diagnosticada a fissura me deu o telefone de um instituto que opera fissurados. Quando liguei, me direcionaram para a fonoaudióloga, que me atendeu pessoalmente, explicando o que é a fissura, qual a programação de cirurgias, me tranquilizou, me ouviu, me orientou e me passou contatos de cirurgiões especializados em fissura. Na clínica especializada em medicina fetal onde a médica me levou na ocasião do diagnóstico, também recebi indicação de um cirurgião. Após a consulta com a fono, fui conhecer os cirurgiões. É claro que soube também do Centrinho mas não fui conhecer durante a gestação, buscamos soluções aqui em São Paulo. Vamos aos contatos:

Tratamento gratuito:
- Centrinho em Bauru (referência no tratamento de fissuras): http://www.centrinho.usp.br/
- Operação Sorriso (organizada por um grupo de profissionais da área médica, odontológica e fonoaudiológica em parceria com as prefeituras e hospitais das cidades onde se realizam as cirurgias e são atendidas crianças muito carentes da região): http://www.operacaosorriso.org.br/
- Instituto de Cirurgia Plástica Santa Cruz (o atendimento é para crianças carentes encaminhadas por serviços públicos de saúde): tel: 5575 9863 email icpsc@terra.com.br
- Hospital dos Defeitos da Face (atual Hospital Cruz Vermelha): http://www.cvbsp.org.br/frame_corp.htm
- FACES no NPA (Nucleo de Plástica Avançado) da Beneficiência Portuguesa: tel:3284 2355


Atendimento particular:
Fonoaudiólogas, ortondontistas e cirurgiões plásticos: por motivos óbvios e éticos não colocarei os dados aqui, mas se você precisar de indicações, me mande um e-mail (psakavicius@hotmail.com).

IMPORTANTE:
a) Os profissionais que tratam fissurados ressaltam que o acompanhamento pós natal deve ser iniciado o mais precoce possível, por isso é indicado que você busque orientações ainda na gestação. Assim, seu bebê poderá ser avaliado pelos profissionais logo depois que nascer, quem sabe até ainda dentro da maternidade.
b) Existem duas filosofias de cirurgia plástica do fissurado. Uma apoia que a primeira cirurgia (reconstrutora do lábio) ocorra ainda na maternidade, sob a justificativa de que a cicatriz fique o mais sutil possível. Outra apoia que esta primeira intervenção cirúrgica ocorra após os três meses de vida, com o bebê maiorzinho, mais fortinho e com os órgãos mais "madurinhos". Outro motivo é o ajuste natural da musculatura do lábio, ou seja, conforme o bebê cresce (mama, chora, sorri, etc) seus músculos vão se desenvolvendo e promovendo um ajuste visível, onde a abertura da fenda diminui um pouco (estou comprovando isso dia a dia com a minha bebê). Se a fenda for bilateral e a pré-maxila estiver proeminente, existe também a necessidade do ajuste natural da mesma. Estes ajustes fazem com que a cirurgia seja o menos invasiva possível e traga um resultado estético e funcional muito melhor do que se fosse realizada precocemente. Pondere e opte pensando no que é melhor para o seu bebê a curto, médio e longo prazo.
c) Caso tenha a oportunidade de realizar a cirurgia em atendimento particular, escolha um cirurgião que tenha muita experiência em fissura lábio palatina. Mesmo no atendimento público, não custa pesquisar a experiência do cirurgião. Isto porque é imprescindível que o profissional conheça profundamente as estruturas do lábio, do palato e de toda a face, que conheça o resultado a curto, médio e longo prazo das intervenções cirúrgicas, e tenha também a tal da "mão firme"(risos). Obviamente os demais profissionais também devem ter experiência com fissurados, mas o cirurgião é imprescindível!!!!!!!!

LEMBRE-SE: todos os tratamentos que o fissurado irá realizar por longos anos (15 a 18) dependerão do sucesso das primeiras cirurgias. E obviamente, o resultado estético também ficará a mercê delas!!!

2 comentários:

  1. ola paty eu tenho fissura e oprei quando eu tina 1 ano.mas nao consegui termina pois minha mae morava no interior e la nao tinha muito recurso e por ela ter muito filhor a dificldade era grande ela nao conseguiu me leva para outro lugar.pois meu maior sonho e termina mas nao sei se vou consegui pois ja fui em varios hospitais e nei um pega caso mexido,tenho esperaca de um dia consegui adorei seu blog isso ajuda muita gente q nao sabe como lida com isso..bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hellen, por favor, quero te ajudar!!!! me escreva: psakavicius@hotmail.com

      Excluir