Total de visualizações de página

sábado, 5 de janeiro de 2013

EM 2013... TUDO COMEÇANDO BEM!!!

Feliz Ano Novo genteeeeeeeeeee!!!!!!!
2012 foi um ano incrível!!! muitas lutas vencidas, muitas mudanças e alegrias....
E para Ana Clara? o que mudou??? Bom, minha pequena está ótima... fez 4 aninhos dia 11 de dezembro....... é esperta, muito carinhosa, falanteeee que só ela, ama cantar e dançar.... às vezes um pouco tímida (no primeiro contato), mas logo se solta e faz muitas amizades por onde passa.. e me faz ter muitas amizades tb!!! Minha pequena grande bênção....
Tenho postado poucas coisas, pq chega um momento, poucas coisas mudam, ou levam algum tempo para que a mudança valha a pena ser compartilhada..... e aqui quero colocar as evoluções ela.
- Fala: desde agosto, como vcs sabem está com uma nova fono que a atende uma vez por semana... e desde então ela adquiriu alguns dos fonemas que não conseguia pronunciar. O /V/ por exemplo está correto e automatizado. O /F/ também está pronunciando corretamente em 100% das palavras com F. Aprendeu a pronunciar corretamente o som de S mas ainda não automatizou, estamos exatamente neste processo, ou seja, de conscientização e naturalização da pronúncia deste som. Ela iniciou a pronúncia do S jogando o ar na frente porém usando a língua entre dentes.. num primeiro momento isso não foi corrigido, o importante era a localização correta do ar... aí, na sequência, foi feita a correção da língua e em casa eu consegui que ela pronunciasse bem certinho.... isso há uma semana!!! Agora a luta é automatizar... Ela também aprendeu a articulação do som de /K/ mas ainda não sai perfeito. /B/ e /P/ ainda não saem pelo mesmo motivo da /K/: falta conseguir fazer o fechamento do palato mole/garganta. E isso nós já prevíamos, desde a cirurgia do palato o cirurgião nos avisou que seu palato era muito curto e que talvez teria uma insuficiência velofaríngea, que é exatamente qdo a criança não consegue fechar a passagem de ar com o palato mole. Falei grego? bom, faça um pequeno teste: respire pelo nariz normalmente e interrompa... perceba o que ocorre no seu palato mole. Você pode tentar perceber o trabalho velofaríngeo ao se preparar para pronunciar a letra P. Perceba o bloqueio do ar, que não escapa pelo nariz.. pois é, Clarinha não consegue fazer esse bloqueio e o ar sai pelo nariz impedindo-a de pronunciar P, B (que saem como M), K (sai com um GA) T e D (que saem como N). Mesmo assim, o trabalho continua, com fortalecimento de musculatura e orientação do direcionamento do ar, que não pode parar.

- Audição: bom, o dreno do ouvido esquerdo caiu em agosto. O direito ainda está lá. Refizemos audiometria, impedanciometria e o resultado foi o esperado: presença de líquido na orelha esquerda, e um pouco na direita (!!!!). Está com indicação para colocar novamente o tubinho no ouvido que está sem e vamos estudar a possibilidade de fazer junto com a cirurgia estética do lábio.

- Lábio: Está prevista ainda para este semestre a segunda etapa da correção labial, ou seja, a fase estética. Assim que tiver mais detalhes (após consulta com cirurgião) eu posto mais.

- Dentição: Estou um pouco descontente com o resultado do tratamento. Ela tem um único dentinho na frente já que teve um incisivo central neonatal que nasceu e caiu em 5 dias, (lembram??) e ela não teve outro dentinho que nascesse no lugar. Fizemos uma panorâmica e ela não tem mesmo outro de leite para nascer no lugar, mas já tem os permanentes formados lá na gengiva, esperando estarem prontos para o nascimento. Faltam tb os 2 incisivos laterais devido as fendas. Muito bem: o incisivo central esquerdo que ela tem está com mordida cruzada, ou seja, o dentinho está "deitado" pra tras. Está usando uma plaquinha com parafusinho que empurra a pre-maxila pra frente há quase 2 anos... a premaxila, mas o dente está do mesmo jeito e isso está me incomodando... muuuuuuuuuuuito!!! Ela tem dificuldade de morder na frente e coloca na lateral o que precisa ser cortado. No retorno com a Ortodontista vou novamente discutir o caso e adivinha? vou ver se encontro outras opiniões, pq assim não dá pra ficar.

No geral tem um comportamento muito bom, é alegre, divetida, tem muitos amigos e é muito querida! Carinhosa e amorosa, diz infinitas vezes por dia que me ama. Faz o mesmo com o papai e avós. Adora liderar, mas sabe ceder a vez quando é liderada. Está adquirindo um padrão comportamental muito bom, graças a Deus e a nossa dedicação em passar pra ela que ela é linda do jeito que ela é, que suas marcas nos orgulham e que amamos tudo o que ela faz de maravilhoso e que apostamos nela sempre!!! Toda e qualqer vitória é mega comemorada, e qdo preciso, é corrigida e orientada! E segue feliz!!!!!!! para arrasar em 2013!!!!!

Que venha então!!!!!!!!!!!

Bjos e façam de 2013 um ano excelente!!!!!! está em suas mãos!!!!

20 comentários:

  1. Linda como sempre..... Me emociono ao ler seus relatos..... Parabens pela mamãe guerreira que és... Clarinha terá muito orgulho dessa mamãe e desse papai! um Feliz 2013 p vs tb, que este ano seja de muitas conquistas e vitórias para todos nós.... E espero que neste ano possamos novamente nos reencontrar..... bjos e um cheirinho bem gostoso nessa bonequinha linda pela qual sou apaixonada....

    ResponderExcluir
  2. Olá Patricia td bem?
    Meu nome e Elaine e estou gravida de um menino que irá se chamar Leonardo ele tem fenda palatina e adorei ler seus comentarios,pois no começo td e novidade e me assustou um pouco,depois que começamos a ler sobre o assunto ficamos mais tranquilos eu e meu marido.Sou de SP e estou a procura de um medico cirurgião pediatrico para que possa fazer o acompanhamento do meu bebê mais é muito dificil todos que consegui entrar em contato não tratam deste caso.Se puder me indicar algum ficarei muito agradecida.Bjss meu e-mail é ademirc@pop.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Elaine. Seu bb precisa ser acompanhado e operado por um cirurgião plástico especializado em fenda palatina. Vou te enviar um e-mail com o contato do cirurgião da minha filha, que é um dos melhores. Grande abraço

      Excluir
    2. Olá Patricia. Não seria melhor encaminhar para o Centrinho! Lá é considerado o melhor centro de correção de Fissura lábio palatina do Brasil e o segundo do mundo. La é polo de formação de profissionais especializados em fissura. Tanto cirurgiões, tanto o pessoal da área odontologica passando pelos fonoaudiologos.

      Se morar no Estado de São Paulo ou nos estados vizinhos a SP ajuda.

      Excluir
    3. Rogerio, tudo bem?
      O cirurgião que indico é e foi professor de muitos dos médicos que operam no Centrinho, fique tranquilo. Ele tem mais de 40 anos de experiência. E eu não faço exatamente um encaminhamento (imagine, quem sou eu...) faço apenas indicações... Muitos são os médicos de excelência neste país e o Dr Diógenes Rocha é um deles, e nunca vou deixar de multiplicar esta informação. Tenho um post em que coloco indicações de tratamento, o Centrinho é um deles.... Aí, cabe a mãe decidir o que é melhor ao filho...
      Minha filha não é acompanhada pelo Centrinho e ela está tendo um excelente tratamento....
      Obrigada pela participação

      Excluir
  3. Patrícia procurando mais informações sobre o assunto encontrei o seu blog e é aqui que tenho encontrado forças para entender tudo isso. Meu bebê foi diagnosticado com fissura labial bilateral e como não tinha muita informação estou meio assim perdida do que devo fazer a partir de agora.Gostaria muito que me ajudasse, meu e-mail schei_sa@hotmail.Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
  4. Olá Patrícia, parabéns pelo blog! Sou mãe de um menino nascido com fissura palatina que completará 5 anos em julho, e como ele não teve lábio fissurado, nós só descobrimos na hora do parto. De lá para cá foi uma longa novela de fonos, cirurgiões e diversos outros especialistas, que muita gente aqui deve conhecer bem... Moramos em SP, e as dificuldades de fala que você relata em sua filha são bastante semelhantes nele - sabemos que em breve ele deverá fazer uma nova cirurgia para possibilitar as letras plosivas. Confesso que minha angústia hoje é bem mais controlada, principalmente porque consegui escapar dos médicos que falavam apenas "ih, mãe, o caso dele é muito simples. Já vi outros muito piores...". E, graças a Deus, encontrei médicos que dão a atenção que ele merece - até porque nós sabemos que nada é simples, a começar pela amamentação. E olha que escuto essa história de caso "muito simples" literalmente desde o dia em que ele nasceu.
    Bom, nos últimos dias eu também me inspirei a criar meu blog, que fala de filhos de um modo geral, abordando dificuldades que, digamos assim, fogem das convencionais abordadas na maioria dos blogs. Gostaria de convidá-la a dar uma passadinha lá - já estou dando os primeiros passinhos para falar também de fissuras. (www.meunomenai.wordpress.com)
    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Silvana... td bem??? sim, sei bem do que está falando...nossos pequenos merecem sim essa atenção diferenciada para que possam ter qualidade de vida que todos merecem!!!! Vou visitar seu blog e seguir!!! Bjossssssssssssssssssssssssss

      Excluir
  5. Patricia, como você prepara a cabecinha da Clara pra próximas cirurgias ? Com 4 anos, como explicar as próximas cirurgias para ela ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!. Olha, eu não escondo nada, ela sabe de tudo o que aconteceu, acontece e acontecerá com ela... A última intervenção cirúrgica q sofre, foi com 3 anos e 5 meses para colocação de drenos nos ouvidinhos... eu achei que ficaria assustada por já entender, mas foi muuito tranquilo, como relatei.. dou muita segurança a ela, não demonstro aflição, brinco muito, converso muito, explico que tudo é para o bem dela, que Papai do Céu estará ao lado dela, etc etc... uso muita historia lúdica que eu invento, com metáforas... assim, ela assimila de forma inconsciente tb... tem funcionado.. ela já sabe q está próxima a quarta cirurgia dela, e a única coisa que ela me disse para o Dr Diógene foi: tio, eu não quero fazer cirurgia pq toma injeção na mão" (acesso para soro e medicação) e ele com os olhos brilhando disse: "o tio promete que não vai dar injeção na sua mãozinha"... mas no geral é isso, jogo aberto, com tranquilidade, sem falar em dor e em injeção, falo só das coisas boas, e uso muita metáfora.. bjos

      Excluir
  6. Olá Patrícia, porque não posta algo sobre a questão psicológica da criança, como lidar com isso. Sei que você é neurolinguista (é assim que se denomina?) e certamente tem muito a ajudar-nos nessa área.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Olá.. então, sou Practitioner em Programação Neurolinguística... se vc reparar bem, a maioria dos meus posts tem elementos que remetem a essa questão psicológica.. como por exemplo, não olhar para a criança como uma coitadinha (porque ela não é), lidar com naturalidade, valorizar cada pequena conquista, etc... mas tem um post mais específico, vou colar o link aqui para você:
      http://fissuralabiopalatina.blogspot.com.br/2012/07/prepare-mente-de-seu-filho-para-o.html

      Excluir
  7. Oi PATRICIA te enviei um email me responde por favor

    ResponderExcluir