Total de visualizações de página

quinta-feira, 13 de setembro de 2012

FONOTERAPIA DA ANA CLARA

Olá pessoas!!!!!!! Hj vou relatar um pouco sobre como estão as coisas quanto a fonoterapia da Ana Clara.
É importante ressaltar alguns pontos:
- Clarinha foi acompanhada desde a minha barriga até 3 anos e meio por uma fono que me orientou muito. Foi quem me ensinou e orientou quanto alimentação, estímulos visuais, auditivos e táteis, brincadeiras para fazer em casa que ajudaram na colocação do ar na boca. Fazíamos essas brincadeiras e ela aprendeu a assoprar pela boca, e não mais pelo nariz. Eram consultas mensais. Ela tem como protocolo iniciar a fonoterapia semanal após a colocação do tubinho, e todos sabem o parto que foi para fazer essa cirurgia devido às crises alérgicas dela. Isso atrasou o início do tratamento, e eu reconheço, deveria ter recusado aceitar isso, mas enfim!! Agora já foi!!!
- A mesma fono, logo após a colocação dos dreninhos, a encaminhou para uma colega que tem um consultório mais próximo a minha casa, já que era realmente muito penoso ir de ônibus até a Vila Clementino. Ela já chegava lá cansada pelas 2 horas dentro do ônibus, e como não fazia exercícios na consulta, não tinha nenhuma motivação em permanecer lá, queria ir embora mal chegávamos ao consultório. Durante a consulta eu recebia orientações apenas.
- Completamos hoje (13/09)um mês de terapia com a nova fono e tenho bastante coisa pra compartilhar.

Clarinha estava com um hábito péssimo de manter a língua para fora enquanto realiza suas atividades. Na avaliação com a nova fono, ela me explicou que isso, além do óbvio (esteticamente) tem uma problemática quanto a hiperestimulação do crescimento da mandíbula, já que a língua pra fora, mesmo que pouco, empurra a mandíbula pra frente.
Primeira providência da fono: contar uma metáfora para que ela entendesse onde a língua tem que permanecer e porque. Em casa e na escola, tem sido lembrada constantemente para manter a língua na casinha dela. A fono percebeu também que ela criou um mecanismo compensatório: ela fecha o narizinho com o lábio, fazendo um biquinho bem levantado. Isso facilitava a ela assoprar e pronunciar alguns fonemas (/v/ por exemplo).
Segunda providência: fortalecer o lábio e treiná-lo a fazer bico pra frente e a esticar o lábio superior pra baixo, nunca pra cima. E fortalecer a língua também. Iniciamos o reforço da colocação do ar na boca (ela não consegue por exemplo, encher a bochecha de ar, não sabe como fazer), mas com auxílio, entendeu como é esse mecanismo e tem conseguido direcionar o ar para a boca muuuito melhor que antes.
Terceira providência: trabalhar a emissão do fonema /P/.
Quarta providência: trabalhar a emissão do fonema /B/.
Quinta providência: trabalhar a emissão do fonema /F/.

Resumo do trabalho: ela faz exercícios de fortalecimento do lábio com conscientização da posição correta do bico, fortalecimento da língua, emissão do P, emissão do B, exercícios para direcionar o ar para a boca para melhorar a emissão destes mesmos sons (ela só consegue se tampar o nariz), emissão do F. Ela consegue o V e nao faz o F, é mole??? além do /V/ ser sonoro e o /F/ ser mudo (dificultando um pouco as coisas), ela tem o vício de fazer errado, ela joga o ar lá atrás na garganta e diz "ralei" ao invés de "falei"; "ramília" ao invés de "família"). Uma vez, eu sozinha a orientei na posição dos dentes e lábios para conseguir fazer o F e ela conseguiu, mas como eu não conhecia exercícios para treinar regularmente com ela, logo perdeu essa conquista. Fui desestimulada a fazer isso por não ter técnica, correndo o riscode ensiná-la errado.. pois é, e hj, ao vê-la aprendendo a emissão deste fonema, vi que ensinei certo... Ok, no coments... rsssss.. menos mal, né.... mas não façam isso em casa sozinhas, tá, eu estava mesmo preocupada e apenas tentei.
Em quatro consultas, tem 14 exercícios no caderninho. Estou achando óóóóteeemo!!!!!!! era tudo o que eu sempre quis e tudo o que ela sempre precisou.... repetimos todos os exercícios 2 vezes ao dia e em momentos específicos, um ou outro é feito tb (exemplo: enquanto faz um desenho, exercita a língua).

Resultados: tem conseguido direcionar melhor o ar na boca, tem feito o "bico bonito" nos momentos em que fazia o bico feio, quando fala palavras com V às vezes se corrige para fazer o V sem levantar o bico (muito linda!!), quase não fica mais com a língua de fora. Hoje na hora do almoço, ela quis assoprar a comida. Ela assoprou sem sequer ameaçar fazer o bico feio!!!! Amei de paixão ver isso, muito linda.... e conseguiu fazer isso e assoprar fazendo um sonzinho discreto de F... geralmente, quando assoprava, fazia o bico feio, e quando não fazia, o ar saía da boca e o som saía mais ou menos como "rrroooooo". Ela sabe diferenciar a emissão de P e B (sempre tampando o nariz). E ainda hoje, a levando para a escola, no momento em que ficou quietinha (coisa rara, pois está sempre conversando ou cantando), reparei que a boquinha estava fechada... fui olhando, e nada da danada da língua escapar... na hora elogiei meeeeega blasterrrrrrrrrr... e ela simplesmente abriu a boca e me mostrou onde estava a língua: no céu da boca fazendo exercício. Morri!!! Muita dedicação né!!!!
Estou muito feliz, direcionando todos os meus esforços em recuperar o tempo e tenho uma meta (secreta por enquanto) com relação a emissão dos sons dela. Deus vai nos abençoar e nos ajudar a cumprir essa meta com essa tranquilidade com a qual estamos lidando. Felizmente minha pequena sabe da importância dos exercícios e não se recusa em fazer. E vamos pra frente porque tem muuuito trabalho pela frente ainda!!!! That's it!!

11 comentários:

  1. Oie!Como sempre cada post além de hiper informativo é carregado de muito amor e emoção. Leio, releio, leio de novo... É lindo ver sua dedicação, sua persistência, sua paciência e o seu amor. Saiba que comemoro com vocês cada vitória da Clarinha e já são e serão muitas!!!!!!! Deus já está abençoando vocês. Parabéns Patrícia por ser essa mãe maravilhosa e parabéns Clarinha por ser tão guerreira e valente, mesmo tão pequenina. Lucas já começou com a fonoterapia, mas, está meio que ainda brincando. Já consigo sair da sala, mas, Eduardo, o irmão, ainda é imprescindível nas consultas. Ele já está conseguindo assoprar e está muito falante. Percebo que as maiores dificuldades são na pronúncia do F (faca é CACA) e V (vó é BÓ). O P e B ele pronuncia corretamente. Agora o mais "engraçado" é o nome dele que ele diz ser: BUTES. Pergundo de quem é este tênis? Ele logo responde: Do BUTES. Estamos trabalhando a sucção e mastigação já que ele ainda não consegue beber nada pelo canudinho e a mastigação é quase zero. Outro dia brincamos de assoprar as bolinhas de papel em cima da mesinha usando o canudinho (foi você quem me deu esta dica). É isso aí um passo de cada vez. Obrigada por compartilhar conosco suas experiências e vitórias. É tudo muito importante. Fica com Deus. Beijos enormes para você e Clarinha, Tina.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Tina!!!! Q ótimo q OLucas consegue falar as letras mais difíceis: /K/, /P/ e /B/ são as mais difíceis para o fissurado. Clarinha só consegue fazer estes sons se tampar o nariz... o /F/ e o /V/ ele vai conseguir qdo direcionar certinho o ar na boca, mas n aminha modesta opinião, ele troca por sons q serão fáceis de serem trabalhados e sao comuns em crianças que nao tem fissura, é uma troca comum, Tina.... fique tranquila.... vc fez a coisa certa, começou cedo, e logo ele estará com a fala perfeita.... bjossssss

      Excluir
  2. Olá Patricia parabéns pela conquista...
    o giu consegue falar essas consoantes bem, só tem um pouco de dificuldade no /x/ mesmo, mas já está começando sair, as vezes eu noto q o xixi sai titi ou ii, e faz tete ele as vezes fala sais ee ou sais tete, mas a fono dele deu alta de 6 meses pra ele, ou seja só em dezembro q vamos passar com ela, mas em outubro ele tem a do centrinho tbm, eu levo o giu em duas fonos uma do convenio e uma de uma associação de fissurados e ambas falaram a mesma coisa, q o desenvolvimento dele está acima do esperado, será q posso acreditar nelas ou devo procurar uma terceira opinião? saiba q todas ficamos felizes com a evolução de cada um dos nossos "amiguinhos"...
    bjos
    Franciane e Giuliano

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fran, não vejo necessidade de uma terceira opinião: se ele consegue, ótimo... rs... qto ao "titi" creio q nem deva ser em função da fissura, e sim da idade, é uma troca comum na idade dele.... Parabéns!!!
      bjosss

      Excluir
    2. oi Paty, esses dias andei preocupada com a fala do giu, mas graças a Deus já melhorou, ele falou fanhosinho desde sábado, mas hj já está falando bem melhor... mais uma conquista para o meu pequeno, ah e o xixi ele já está conseguindo falar, ele já está soprando velinhas bem, fazendo bico tbm kkk está uma delícia, mas confesso q foi um susto, pq de uma hora pra outra ele começou a ficar bem fanho, no sábado passado não dava pra entender o q ele falava, sei q pode ser pela fissura, mas como ainda está em tratamento pra sinusite, vamos ver, dia 15/10 vou levar ele na dentista e já vou passar na fono tbm, mas dia 29/10 ele tem ambulatório lá em bauru, ou seja, tem um monte de consulta e vamos ver se essa crise dele foi devido a fissura msm, pq do nada praticamente ela sumiu, apesar q tudo o q ele estava falando eu o corrigia e fazia ele falar certo kkk vc me entende né, ansiedade pra q corra tudo bem com ele...
      bjos

      Excluir
    3. obrigada Paty, mas esses dias tive um sustinho com o Giu, ele estava fanho, mas hj do nada ele está falando bem melhor... acho q foi apenas uma fase dele msm, e o xixi ele já está falando melhor, nossos pequenos cada dia com mais conquistas, isso é uma maravilha...
      bjos

      Excluir
    4. Que bom que ele melhorou, Fran... às vezes pode acontecer mesmo, pq o fissurado tem escape nazal, e qto o narizinho fica congestionado, é inevitável ficar meio fanho mesmo... vai incentivando a falar direitinho (sei lá, eu falava isso e a clarinha dava um jeito de de corrigir... vai enender...)Fran, só nao deixa ele fazer bico levantando o bico pra encostar nas narinas.... Clarinha fazia isso pra tampar a saída de ar, danada..... nao deixa, heinnnnnnn.. me conta como foi a consulta ontem, tá.... bjossss

      Excluir
  3. Parabéns Patrícia e principalmente....PARABÉNS Clarinha!!! Estamos sempre na torcida por vocês!Bjos =***

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu querida... trabalho de formiguinha, mas sempre em frente... bjosss

      Excluir
  4. Olá Patricia...parabéns por todo teu empenho como mãe...e tb como colega blogueira... Continua tendo o acompanhamento da cirurgia?e importante a fono ir verificando a evolução junto com a equipe cirúrgica...grande abraço. Lizandra
    Vou ser tua membra...!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Lizandra! Sim, o cirurgião (Dr Diógenes) a avalia a cada 6 meses. Felizmente está indo td bem!! Grande abraço!!!

      Excluir