Total de visualizações de página

sexta-feira, 28 de maio de 2010

PALATOPLASTIA AGENDADA

Oi galera.... a cirurgia para correção do palato da Ana Clara está marcada: 16/06.
Estou em busca de receitinhas saborosas considerando que a alimentação dela será líquida.... quem puder colaborar, vou agradecer muuuuito..... bjossss e daqui há alguns dias voltarei para relatar a experiência, como já é de costume.... até lá!!!!

5 comentários:

  1. Olá Patrícia. Primeiramente desejo-lhe uma boa cirurgia. Com fé superamos qualquer obstáculo. Infelizmente não sei de nenhuma receita, mas há uma papa líquida industrializada chamada Nutribén (www.nutriben.pt).

    ResponderExcluir
  2. Olá.... pelo q vi parecem bem saudáveis... pena q são de tão longe.... vou ver se eles enviam ao Brasil... mas é provável que eu acabe inventando umas coisinhas mesmo.. bjo e obrigada

    ResponderExcluir
  3. Já estou aguardando comentários de sua experiência, afinal logo, logo somos nós!!!

    A minha maior preocupação será como alimentá-lo na volta, enfrentaremos mais de seis horas de avião e mais ou menos duas horas de carro. QUe tipo de alimento líquido introduzir.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  4. Olá Patrícia.
    Adorei o seu relato, me vi perfeitamente dentro dele. Minha filha Alice fez a palatoplastia está semana (segunda) e sem dúvidas deixa-lá na porta do CC foi um momento bem difícil pra para mim e o pai dela, mesmo que ela estava dopadinha nos braços da enfermeira. Ela entrou as 07:00 e as 09:30 o doutor noz chamou para dizer que havia ocorrido um imprevisto, por conta da anatomia da boca dela ser diferente ele pegou uma artéria sem querer e ela perdeu bastante sangue mas graças a Deus após avaliação não foi preciso fazer transfusão. Somente as 10:30 ela saiu da sala e foi levada para UTI para observação, quando vimos ela foi um choque, estava muito machucadinha, boca inchada, bochecha, e lingua mas acredito que foi por causa que a boca dela é muuuito pequena e a fenda era completa, quase não tinha espaço para o doutor trabalhar.
    O primeiro dia foi bem complicado, já estávamos cansados da viagem pois não chegamos com antecedência, foram 5 horas de estrada e ela internou as 06:30, quando começou a acordar após a cirurgia só queria colo e assim se perdurou até o outro dia, quando ela dormia e eu tentava colocar na cama ela chorava horrores, achei que a primeira noite não ia passar nunca, não sentia mais meus braços mas me mantive firme, não sei da onde tirei forças, em um momento onde acredito que ela estava com muita dor e não parava de chorar já fazia pelo menos 1hora e meia eu entrei em desespero, é muito difícil você ver seu bebê chorando tanto de dor e você não sabe mais o que faz para acalmar, foi quando as enfermeiras adiantaram o tramal de 00:00 para as 23:00 e depois deram um dramim que ela conseguiu dormir durante 1 horinha, de manhã por volta de 08:00 horas após o banho ela já estava mais calma e com sono pois não dormiu a noite toda, foi quando a minha sogra chegou para ficar com ela enquanto eu dormia umas horinhàs, me encontrou em perfeito estado de zumbi kkkk mas quem disse que quando eu cheguei na pousada eu desliguei? E isso que ja estava a duas noites sem dormir, ainda consegui tirar um conchilinho mas a cabeça fica a milhão, parece que no mais profundo silêncio há um turbilhão de barulhos na sua cabeça e a preocupação de voltar logo para cuidar dela, pois mesmo que tenhamos a ajuda de outros familiares diante de uma situação dessas ficamos aflitos em não estar por perto, parece que só quem sabe cuidar bem são as guerreiras mamãe s... Quando acordei tentei voltar para o hospital mas meu marido me trancou no quarto da pousada, acho que ele quis mesmo que eu descansasse kkk então não tinha o que fazer a não ser esperar. Foi quando a minha sogra mandou uma msg dizendo que o cirurgião havia dado alta e só estavam esperando a liberação da pediatra e eu jurava que íamos ter que ficarmos pelo menos mais uns 3 dias poe conta de tudo que havia acontecido e também por que a única coisa que ela queria era água. No final da tarde a pediatra liberou somente ela e todos os outros bebezinhos que estavam super bem ficaram, olha como Deus nos surpreende? Então não pensamos duas vezes e voltamos para casa pois seria muito melhor pra ela o ambiente familiar...
    Ontem ela se alimentou bem, aceitou Danone, sorvete de beterraba, vitamina de abacate, água e sopinha (forçada pela vó) mas nada de leite, não tem quem faça ela beber, já tentei na seringa, no copo, na colher e na mamadeira de colher.
    Hoje foi melhor, só não quis o leite de novo mas se queixou menos de dorzinha, já está até querendo sair para fazer o passeio matinal dela, agora a noité fui passar o Oncilon na boca dela e notei que a cirurgia está dos lados bem amarela, a enfermeira tinha dito que é normal porque foram feitos dois cortes nas laterais para que no desenvolvimento do palato os pontos não abram e que depois estes cortes fecham sozinhos mas será que é normal mesmo ficar amarelo? Alguém sabe? Esta bem estranHo mas febre ela não teve...
    Obrigado pessoal. Espero poder esclarecer as minhas dúvidas e as de outras pessoas que também aqui tambem virão procurar informações e conforto para seus medos...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ualll que sufoco.. mas que bom que tudo ficou bem....
      Carla, é normal sim a região dos pontos ficar esbranquiçada.. às vezes dá um pouquinho de mal hálito tb... Dê bastante água após a refeição para tentar enxaguar ao máximo os resíduos de alimento. A boca é uma região muito contaminada, possui bactérias de todo tipo. As cirurgias nesta região tendem a ficar feias, mas elas se resolvem, porque também existem bactérias boas. Se achar que está piorando ou aparecendo outros sintomas, procure o cirurgião.
      Em relação ao leite, é normal a criança não aceitar. Ofereça sorvete ou iogurte pra tentar compensar.
      Grande abraço e boa recuperação pra sua pequena!

      Excluir