Total de visualizações de página

sexta-feira, 24 de julho de 2009

E FINALMENTE A CIRURGIA!!! QDO CHEGA O DIA DA QUEILOPLASTIA

Olá amigos e amigas.... há muito não posto nada.... Para quem ainda não sabe, minha bebê fez sua primeira cirurgia dia 24 de junho, aos seis meses.

Graças a Deus foi um sucesso. Para as mamães que ainda não sabem como é, vou falar um pouco....

Só pra relembrar: a cirurgia deve ser feita quando a criança tem no mínimo 3 meses e no mínimo 5 kg. A idade pode variar (pra mais, não pra menos) conforme cada caso. Clarinha teve que esperar até os 6 meses... durante este período, como sabem, usou a fitinha (Transpore/Micropore) para alinhar a pré-maxila e para favorecer o crescimento adequado do tecido, beneficiando o resultado da cirurgia. Mais de 90% dos profissionais que tratam FLP não indicam a cirurgia precoce, ou seja, a cirurgia ainda na maternidade, por não ser o melhor para a criança. Mas, como já falamos sobre isso, vamos ao relato!!!

Bom, qdo o cirurgião define que já chegou a hora, ele pede os exames pré-operatórios. Normalmente são exames de sangue e pode pedir tb exames cardíacos (eletro e ecocardiograma). O bebê não pode estar com anemia nem ter nenhum tipo de infecção, nem mesmo resfriado. O coagulograma mostrará o tempo de coagulaçao do bb.

Qdo o dia estiver próximo, proteja o seu bb mais do que o normal. Evite sair muito com ele, ventile bem a casa, evite fazer ou receber visita... deixem que te chamem de chata ou fresca, se é que alguém vai achar isso. O importante é proteger seu bb de infecções que possam atrasar a cirurgia. Distância de quem está resfriado!!!!!!!!!!!!! Atente tb à possibilidade de otite. Os fissurados têm essa tendência, então vale a pena levá-lo a um otorrino e ver se está td bem.

A ansiedade é imensa, nós, mães, vivemos em função do dia da cirurgia, parece que nada mais existe no mundo... vem a preocupação com anestesia, com a dor no pós operatório, com a alimentação.... reconheço que fiquei muito tensa, muito ansiosa e preocupada... mas tudo passou.

O bb vai em jejum para o centro cirúrgico (mínimo de 8 horas, incluindo água) e normalmente já levemente sedado. Eles tomam um pré anestésico ainda no quarto que deixa meio "grogue". Minha bb que já é sorridente, ria muito, gargalhava... entrou feliz da vida no centro cirúrgico enquanto eu passava mal para não chorar na frente dela.... e segundo o cirurgião, brincou com todos lá dentro. Não foi traumático para ela, e não deve ser para a maioria, já que perdem um pouco a noção do que está acontecendo... se é que tem, já que são tão pequeninos. Logo depois já são anestesiados e aí nada mais eles vão ver.

É muito dolorido entregar o bb nas mãos da equipe e não poder ficar ali... é uma dor latente, que desmonta o coração em milhões de pedacinhos.... mas é um momento inevitável, que nós mamães temos q passar para o bem de nossos pekeninos. Temos que confiar na equipe, no hospital e principalmente em Deus.

Duas horas e meia após deixá-la no centro cirúrgico, recebi no quarto a ligação do próprio cirurgião, avisando que o procedimento já tinha terminado e que tudo tinha corrido muito bem, dentro do esperado. Fui então pegá-la na recuperação pós anestésica. Esse período é bem complicado. Eles voltam da anestesia chorando muito. Não necessariamente de dor, mas pq ficam com muito sono e estão com fome... talvez enjoados devido anestesia... Minha bb chorou bastante, ficou agitada... assim que a peguei no colo, não demorou muito e se acalmou... dormiu uma hora e meia. Acordou e recebeu liberação para ir para o quarto. Foi acordada, quietinha, procurando a fenda com a língua. Teve dificuldade para aceitar alimentação, não consegui com seringa, com copinho, nem mesmo com a chuquinha que o cirurgião autorizou (vide detalhes mais abaixo). Aí dormia e acordava ainda devido a anestesia. Uma hora e meia após chegar no quarto experimentei dar papinha... ela aceitou. Nao pude dar muito para evitar vômito. Tadinha, queria mais.... esperei um pouco, dei um pouco de suco... mais um tempo dei mais um pouco de papinha... mais um tempo dei leite com a colherzinha.... e já não estava mais nervosa, não chorou praticamente mais nada... Recebeu alta no mesmo dia.

Foi ótimo poder dormir em casa, ela se sentiu mais segura, não acordou assustada nenhuma vez, acordou com fome uma vez só.

CUIDADOS: Após a cirurgia, o bb deve ficar no colo. Não o coloque no carrinho, não deixe no berço se estiver acordado, nem no chiqueirinho, andador, nada!!! O bb pode esbarrar a boca, ou mesmo bater e romper pontos. Use o protetor de braço, que imobiliza o cotovelo do bb.

DOR: Saiba que o bb NÃO sente dor no pós operatório. Devido aos cortes que são feitos, a região fica adormecida por 3 semanas. E as crianças sentem menos dor que os adultos, vc sabia? Olha, eu pude comprovar... minha bb ficou muito bem, não deu nenhum trabalho... nenhum!!!! No dia da cirurgia e no dia seguinte não sorriu nenhuma vez e não brincou, mas tb não chorou. Ficou séria, mas quietinha, muito boazinha. No terceiro dia já estava elétrica, bem humorada, mas parecia que sabia que não podia bagunçar ainda. Não chorava para brincar, não reclamou por não poder levar a mão na boca, nada disso... Sossego total!!! Seis dias depois da cirurgia, retirou os pontos. Aí, mais uma semana de cuidados intensos e depois, vida normal.

ALIMENTAÇÃO: a maioria dos médicos proíbe o uso de mamadeira, e aí devemos ver o que o bb aceitará: copinho, seringa, colher. Mas não faça testes antes da cirurgia... pra que estressar o bebê antes da hora? O cirurgião da minha bb autorizou o uso da chuquinha desde que colocada bem no canto da boca e eu deveria apertar o bico para o leite sair e não deixa-la sugar. Foi ótimo, ela aceitou essa condição, mamou muito bem, não perdeu peso e eu fikei tranquila com esta possibilidade. Mas atenção: somente faça o que o cirurgião autorizar! cada um tem uma conduta!!! Se o bb já estiver se alimentando de sopinha e papinha, deixe-a quase líquida durante os 15 dias.

HIGIENE: não deixe acúmulo de alimento e leite nos pontos, a cicatriz cirúrgica deve ficar bem limpa para evitar que inflame. Siga os procedimentos que o cirurgião lhe ensinar, não use nenhum produto diferente do que ele prescrever e tome muuuito cuidado.

No mais, é só alegria... aos poucos o bb vai reaprendendo a sorrir. E vai esbanjando o novo sorriso a toda hora. E dentro da gente tudo muda. Vem a calmaria, a tranquilidade, a felicidade imensa e uma gratidão sem tamanho!!!

Bjos a todos...

32 comentários:

  1. Que Deus sempre te mantenha assim,com essa paz,serenidade e garra!!!!Parabéns pela Clara,por esta vitória e por todas outras que com certeza virão!!bjão!!!

    ResponderExcluir
  2. Olá patricia, também tenho um bebe com fissura labio palatal...onde vc fez a cirurgia?

    ResponderExcluir
  3. Meu filho já passou por 3 cirurgias, hoje está com 1 ano e sete meses, uma benção de DEUS...a primeira foi de lábio, a segunda de palato e a terceira do ouvido.

    ResponderExcluir
  4. Oi Ale... nós pesquisamos os melhores médicos e optamos pelo dr. Diógenes Rocha, um papa da correçao de fissuras labio-palatinas... a cirurgia foi realizada no Hospital São Luiz... foi uma primeira cirurgia de lábio, apenas reconstrutora, a estética deverá ocorrer por volta dos 4 anos, pois ela tem pró-lábio muito curto. A previsao é de que ocorra a correçao de palato com 1 ano e meses. Vc é de onde? onde ocorreram as cirurgias do seu bb?

    ResponderExcluir
  5. oi pati sou eu novamente.bom sobre aquele assunto da audição da minha bb, conforme ela creçe me parece que audiçao dela melhora a cada dia. estou fazendo os exercicios que vc me ensinou....
    bom fiquei muito emocionada com seu depoimento sobre a cirurgia, minha bb vai operar em janeiro, ela vai fazer a primeira ainda.estou com o coração muito apertado, mas tbm estou calma pois vou entregar minha filha para um excelente medico, não sei se vc ficou assim.
    estou adorando poder conversar com vc.

    ResponderExcluir
  6. oi ju... claro q fikei com o coracao apertado... nao tem como nao ficar.... mas realmente o q nos tranquiliza é ter um excelente médico em quem confiar e prncipalmente fé em Deus... vc levou novamente sua bb numa fono e num otorrino para acompanhar a audiçao e linguagem?
    abraços...

    ResponderExcluir
  7. Olá. Fiquei emocionada quando li seu depoimento da cirurgia da sua filha.
    Passou um filme pela minha cabeça, como se eu estivesse no seu lugar.
    Em dezembro de 2010 a minha filha que te fenda no palato fará a cirurgia.
    Foi muito importante ler como foi a cirurgia de sua filha.
    Obrigado por der dividido essa angústia q toda a mãe tem. E obrigado também por dividir essa vitoria de sua filha.
    Onde voi feito a cirurgia.
    Abraços.
    Michele
    Erechim - rs
    miche.l.r@ilbnet.com.br

    ResponderExcluir
  8. Oi Miche. Nós somos de São Paulo e a cirurgia foi realizada no Hospital São Luiz com o cirurgiao q escolhemos, é um dos mais experientes do Brasil, mas tb existem muuuitos outros profissionais excelentes. Tudo vai correr bem com sua bb, vc vai ver. Deus sempre nos auxilia e fica ao lado da equipe médica.
    Gde beijooooo

    ResponderExcluir
  9. Oi Patrícia, já postei um comentário no seu blog, minha filha também fará cirurgia do palato no final do ano, estou realizando o tratamento todo aqui por São Bernardo do Campo/SP, descobri a Funcraf que é umas subsede do CENTRINHO de Bauru, que é tido como centro de referência da América latina em cirurgias do labio/palato e crânio faciais é do SUS e mantido também pela USP, vc conhece? Quando sua bebê fará a cirurgia do palato?

    ResponderExcluir
  10. Oi Catarina... Sim, conheço sim... tenho um contato no Orkut q trata o bb dela lá... a minha irá operar o palato no meio do ano, qdo estiver ocm um ano e meio, e estamos tratando com o Dr Diógenes Rocha, muito conceituado, Dra Lucy Dalva e Dra Lídia... bjossssssssssss

    ResponderExcluir
  11. Oi Patricia,
    Meu nome é Sara, meu filho nasceu com fissura labio+palatal, e no proximo dia 24 de agosto (terça proxima)estaremos dando entrada no Centrinho em Bauru para avaliação, estamos apreenvisos, porem este teu trabalho nos deu mais animo. Quero te fazer uma pergunta , meu bb tem refluxo, tem alguma coisa de impedimento nisto?
    Que deixar aqui minha alegria por este teu trabalho, parabéns mesmo querida

    ResponderExcluir
  12. Oi Sara, desculpe o meeeega atraso na resposta, fiquei sem me conectar uns dias.... entao, alguns bbs tem refluxo, tendo ela a fissura ou nao. Até onde eu sei, o refluxo nao é impedimento para cirurgia, a unica questao é que a atençao com ganho de peso, que é enorme no caso do fissurado, tem que aumentar um pouco, pq com o refluxo, a criança elimina um pouco do leite q ingeriu.... se quiser me escrever, fique a vontade: psakavicius@hotmail.com

    ResponderExcluir
  13. Amei ter descoberto essa pg, passei por tdo isso há pouco tempo meu bb tem fissura e operou recente do lábio tmbm, talvez se tivesse lido essas coisas antes não teria sofrido tanto, não tive ninguém para desabafar nem dividir minhas emoções, muito menos alguém que tivesse passado por isso para tirar minhas duvidas...está de parabéns até me emocionei em ler alguns relatos..bjos Cleide

    ResponderExcluir
  14. Obrigada por seu comentário Cleide e que bom que tudo correu bem com seu bb.... e vai continuar dando td certo, vc vai ver.... continue acompanhando os posts, pois a queiloplastia é o primeiro grande passo nessa longa jornada.... poderemos compartilhar outras experiencias... um gde abraço

    ResponderExcluir
  15. michele de oliveira lima1 de maio de 2011 16:41

    oi!!!!!! tambem tenho uma filhinha que nacel com labio leoporino , ela ja fez a primeira cerugia com 4 meses !! graças a bom Deus deu tudo certo!! mais sei que e uma luta !!! ela e uma joia em minha vida!! ne!! que todas nos tenhamos muita força para superar tudo!! pois Deus estara com a gente!!!!!! bjs valeu poder compartilhar um pouquinho o que sinto!!

    ResponderExcluir
  16. oi michele!!! parabens pela filhona!! q tudo continue dando certo sempre!!!

    gde abraço!!

    ResponderExcluir
  17. elizandra simão ribeiro9 de maio de 2011 20:13

    Oi Patrícia,minha bb fez a queilo já faz quase 1 mês, a cirurgia em si foi tranquila mas sofri muito para alimenta la, ela já tinha dificuldade pra mamar antes e depois da cirurgia piorou ela não aceitou copinho nem ciringa o jeito foi dar a mamadeira mas com cuidado no cantinho da boca mesmo assim ela ñ aceitava agora q está melhorando. Estou começando a dar papinha pra ela mas ainda ñ come bem, na verdade ela tem receio de tudo q agente coloca na boquinha dela, essa semana vou leva la na gastro pra fazer exames mais detalhados e ver se conseguimos melhorar essa dificuldade de se alimentar da minha pqna abraço fica com Deus e até...

    ResponderExcluir
  18. É isso mesmo Elizandra, se a dificuldade permanece, tem que investigar, pode ser refluxo, algo muito comum em qqr bb...
    vc já tentou trocar o bico da mamadeira? quem sabe ela nao se adapta melhor....

    bjos e td de bom.....

    ResponderExcluir
  19. O bico especial para fissura eu ñ tentei, só usei o universal e agora estou usando o ortodontico o problema q ela só mama com o bico quando está dormindo, quando acordada ela está mamando com a mamadeira com ponta de colher é o jeito q eu encontrei pra ela chorar menos,a gastro acha q ela ñ tem refluxo na verdade o q ela tem é dificuldade na deglutição por isso vomita tanto, na endoscopia q foi feita não apareceu o refluxo,o problema de leva la em vários médicos é q cada um tem uma opinião e a gente fica meio q sem saber em quem confiar, mas paciencia uma hora agente acerta e consegue melhoras para minha bb,será q vale a pena tentar aqles bicos especiais para fissura?bjos e até mais.

    ResponderExcluir
  20. entendi.... já a levou numa fono? se ela tem dificuldade com deglutiçao uma boa fono poderá ajudá-la... qto a tentar o bico, eu sou da opiniao q temos q tentar até achar o que a criança mais se adaptar... uma ve vi no programa da Ana Maria Braga um dispositivosinho que tem um recipiente para o leite e uma sonda que auxilia bebês prematuros ou q nao conseguem mamar... juro que se eu tivesse descoberto isso na époco da Clarinha era bbzinha, teira tentado.... nao sei o nome, mas se vcprocurar no site do programa dela a reportagem sobre amamentação, com certea vc encontrará o nome... inclusive o médicoda repotagem ensinou a montar um daquele em casa com uma chuquinha e uma sonda... bom, vej, se vc encontra o nome e pergunte ao médico se ele acha interessante tentar.... vou ficar aqui na torcida, querida.... pq sei bem como é a preocupaçao qto a alimentaçao...bjossss

    ResponderExcluir
  21. a gastro sugeriu mesmo q ela faça fonoterapia para orientação alimentar semana q vem é a 1ª cessão,sugeriu também fisioterapia pra ela firmar mais o pescoço segundo ela isso vai ajudar na deglutição , eu acho q já vi num site este dispositivo q vc falou se ñ me engana o nome é indutor de sucção, vou pesquisar mais pra saber direitinho do q se trata,mais uma vez obrigada pela atenção abraço!!

    ResponderExcluir
  22. q bom, qto maior a orientação profissional, melhor... sao especialista, estao acostumados e nos acalmam.... tomara que dê td certo,me mantenha informada, ok?.. gde abraço....

    ResponderExcluir
  23. oi!!!então,fazem 3 semanas q estou levando a camile na fono e já notei melhoras agora ela consegue abraçar o bico inteiro e fechar a boquinha até sugando ela está e também ñ está mais chorando pra mamar,fico um pouco preocupada apenas com o peso dela q está abaixo, pois ela ñ consegue mamar tudo q os médicos falam q ela deveria mamar, mas enfim uma coisa de cada vez e tudo vai dar certo, bjos e fica com Deus.

    ResponderExcluir
  24. Ola, meu filho irá operar no início de Dezembro. Pode me indicar onde compro o protetor de braço? Não estou encontrando.
    Obrigado.
    Fernando

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Graciele... o nosso foi fornecido pelo cirurgião. Veja como cirurgião do seu bb ou no hospital (em caso de centro de referência) se eles fornecem.... beijos e sucesso na cirurgia

      Excluir
  25. Ola. Meu filho irá operar no início de Dezembro, pode me indicar onde compro o protetor de braço? Obrigada.

    ResponderExcluir
  26. Olá Patricia!!! há tempos venho lendo seu blog e te agradeço por poder compartilhar tudo que vc passou com a Clarinha me ajudou muito e tb me confortou...minha bb está com 3 meses e vai operar agora em dezembro no dia 20,ela tb nasceu com Lábios Leporinos bilateral e Fenda Palatina.Moro no Rj e faço o tratamento dela no Hospital Nossa Senhora do Loreto que fica na Ilha do Governador.
    Gostaria de saber se vc fez massagens depois da cirurgia?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Drica.. obrigad apor suas palavras... sim, o cirurgião e a fono orientam a forma correta de se fazer a massagem cicatricial... ela é de extrema importância, pois evitar que a cicatriz fique alta, com hiperfibrose (affff, nao me lembro se é esse mesmo o termo correto).... e ceve ser feito no mínimo 3 vezes ao dia ou sempre q o bebê permitir... pelo tempo que ele permitir (ou por pelo menos 20 minutos).... fez muito resultado..... a cicatriz para correção da fissura labial de minha filha ficou ótima.
      Beijos e tudo de bom na cirurgia!!!!

      Excluir
  27. A senhora nao saber como ler o que escreveu miim deixou mais tranquila miim ajudou muito muito obriagado minha filha vai fazer a cirurgia tmbm no dia 22.04.2016 esta muito nevosa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vai dar tudo certo! É normal ficarmos nervosa, mas é uma cirurgia relativamente simples. Boa sorte!

      Excluir