Total de visualizações de página

quinta-feira, 28 de maio de 2009

USO DE PLAQUINHA (PRÓTESE DE PALATO) E FITINHA NO LÁBIO (TRANSPORE)

O uso da prótese de palato é um pouco controversa. Existem profissionais que são abolutamente a favor e outros que são contra. Outros ainda preferem avaliar caso a caso e verificar a necessidade individual da criança, o que particularmente eu acho muito mais ponderado.
Quero registrar minha breve experiência com a prótese de palato e com a fitinha de lábio.

Ainda durante a gravidez a médica que fazia meu ultrassom comentou que eu poderia ficar tranquila que ja existia uma plaquinha que auxiliaria o bebê a mamar. No ultrassom seguinte (ela já tinha ido tirar maiores informações) ela mesma me disse que normalmente não é necessário. Obtive mais detalhes posteriormente com a fono e acabamos decidindo não colocar a plaquinha (normalmente a criança já sai da maternidade usando uma). Desde que nasceu, começou a ser acompanhada por uma ortodontista muito competente que preferiu aguardar a avaliação do cirurgião para fazer ou não a plaquinha.
Bom, quando minha bebê estava com quase 3 meses a levei numa outra ortodontisa, muito conhecida para uma avaliaçao e principalmente para conhecer as tais plaquinhas (prótese de palato) e seus benefícios. A explicação que recebemos é que a prótese auxilia o tecido do palato que está em crescimento tanto quanto os demais tecidos, a crescer na direção correta, ou seja, em direção ao centro da boca e isso dá a impressão de que a fissura está menor, claro. Isso significa que a cirurgia do palato, o tecido estará muito mais adequado para a cirurgia. Outra função importante é a ortopédica, ou seja, o trabalho que ela realiza no osso propriamente dito, sendo então um tratamento ortodôntico.
Além disso, os benefícios secundários (auxílio na mamada, posicionamento correto da língua). Saímos de lá decididos a iniciar o tratamento ortodôntico através da prótese, ou seja, decidimos utilizar a prótese antes mesmo do cirurgião dizer se deveríamos ou não faze-lo, pois a ortodontista disse que pelo fato do palato estar completamente aberto, não haveria motivo para não fazer, muito pelo contrário.
Quando a levamos novamente ao cirurgião, ela já estava usando a prótese há um mês, e ele aprovou totalmente a utilização, deixando claro que mesmo após a queiloplastia (cirurgia do lábio) ela deverá continuar usando.
Como funciona o tratamento: tudo se inicia com a moldagem da maxila. Dias depois você volta no consultório para colocação da prótese, que é como se fosse aquela parte acrílica de um aparelho móvel, porém sem os ferrinhos. Passa-se uma colinha na região da gengiva (Fixodente) para mante-la firme no lugar. O bebê deve permanecer 24 horas por dia com a prótese, removendo duas vezes ao dia para limpeza. A cada duas semanas a levamos no consultório, onde a prótese é desgastada se ajustando ao crescimento dela. E cada vez que ela ganha um quilo, deve-se moldar de novo e colocar nova prótese (reserve uma caixinha para guardar a coleçao de próteses... rs.... ou deixe-as com a ordodontista, que irá anexá-la ao prontuário do bb).
Incomoda?? no primeiro dia o bebê estranha para mamar, mas no segundo já está adaptado (não tire a prótese por dó, senão bebê não se acostuma!!). Nos primeiros dias o bebê chora muito na hora de tirar a prótese, fica assustado, nossa, meu coração cortou, eu chorava junto com ela... mas logo ela se adaptou também e já não se importa muito com o processo. Ela não chorou nem para moldar a última vez.. rssssss
Minhas primeiras impressões quanto ao tratamento: no último dia 24 tive acesso aos dois moldes feitos até agora da minha bebê. O segundo molde foi feito 42 dias após o primeiro dia de uso da prótese e tenho que reconhecer: já está fazendo efeito!!!!!!!! o segundo molde já está diferente do primeiro, e diferente para melhor. As laterais do molde (referentes à gengiva) já estão mais largas, indicando crescimento do tecido do palato em direção ao centro da boca. Obviamente são diferenças milimétricas, mas numa boquinha tão miúda como a de um bebê de 5 meses, já faz diferença, tanto que foi possível visualiza-la nos moldes. Estou muito contente e muito satisfeita com o uso da prótese.
Quanto às mamadas, não senti diferença, ela se adaptou bem, mas estava bem adaptada tb a mamar sem a prótese. Hoje não gosta de mamar sem ela. O que foi bom também é que os calinhos que ela tinha no volmer devido ao atrito com o bico da mamadeira, sumiram todos, portanto toda a estrutura nasal dela (que é toda visível) está linda, sem nenhuma lesão.

Centros de referência não costumam utilizar a plaquinha devido a manutenção constante obrigatória. Se não houver troca adequada da plaquinha, pode ocorrer alteração no crescimento da face, por isso a necessidade de fazer novo molde e nova plaquinha sempre que o bebê ganha 1 quilo.

Quanto a fitinha... não conheço nenhum profissional que seja contra, muito pelo contrário. Ela deve ser utilizada por bebês com fenda labial bilateral com a intenção de baixar o pró-lábio, impedir a língua de empurrar a pré-maxila para fora ou para o lado. Deve ser usado constantemente também. Temos duas opções: a Micropore e a Transpore, ambas encontradas em farmácias. No começo, qdo são recém nascidos, da muita dó usar a fitinha, pq a pele fica muitíssimo irritada. Mas aos poucos eles se acostumam, minha bebê não se importa mais qdo tenho que tirar a fitinha.
Minhas impressões e resultados: o pró-lábio da minha bebê está mais baixo e a pré-maxila está mais encaixada, para dentro. Isso é visível nas fotos, comparando as primeiras com as de agora, e pude comprovar também nos mesmos moldes que já citei. Valeu muuuuito a pena, tem que usar, pois este procedimento também favorecerá a cirurgia e melhorará os resultados alcançados. Mas peça orientação quanto a colocação, ajuste e alinhamento do tecido do lábio, ta... bjoss

;-)



Dica do Allan e da Mellissa: entrevista com Carmem Glória Morovic, cirurgiã plástica chilena falando sobre o tratamento ortodôntico neonatal

http://www.cedepap.tv/entrevistados.html >\

Obs.: este post foi publicado em 28/05/2009. Hoje é 07/07/2012 e coloco algumas fotos, inclusive dos tipos de plaquinha que minha filha usa ou usou, considerando que em 07/07/12 ela está com 3 anos e meio, tem mordida cruzada, só tem um pré-molar e não tem os 2 molares. Imagens: uso da fitinha (Transpore; modelo inicial de plaquinha; plaquinha com orifício para os dentes (já favorece o crescimento correto; e a última, que mais parece um aparelho mesmo, já vem sendo usada há mais de um ano e possui este parafuso que é ajustado semanalmente e tem a intenção de correção da mordida cruzada)

43 comentários:

  1. oi pati meu nome é juliana minha bb tem nove meses a fitinha eu usei nela qd muito pequena e como irritou muito fiquei com dó, ela tem a fenda somente de um lado.
    eu gostaria de perguntar a vc a respeito da plaquinha se minha bb ainda pode usar, e se essa plaquinha é muito cara?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Juliana, não sei se vc já tem uma resposta sobre a plaquinha, pois eu uso essa plaquinha a muito tempo, e o resultado é ótimo, vc pode conseguir o plaquinha e o tratamento totalmente gratuito no Hospital de Relabilatção de Crânio Facial em Bauru (SP o atendimento é pelo SUS, é um atedendimento de primeiro mundo, lásua filhinha passará por vários profissionais até te endiacarem qual o tipo de plaquinha deve ser usada por existe vários tipos de plaquinhas.

      Excluir
  2. Oi Juliana... a gente fica com dó mesmo, mas infelizmente temos q seguir o tratamento... a plaquinha dá dó, a cirurgia dá dó, a limpeza dos pontos dá dó, as massagens após a cirurgia tb.... td dá dozinha, mas temos q ser fortes pois tudo é para o bem deles, e faz muita diferença...
    Olha, eu acredito q vc ainda possa começar o tratamento ortodôntico. Claro que o quanto antes iniciar melhor para que o tecido vá crescendo na posiçao correta, mas melhor tarde do que nunca... o ideal mesmo é consultar um ortodontista especialista em fissura e em prótesede palato, somente ele poderá te dizer (talvez junto com o cirurgiao) se sua bb precisa da plaquinha e se ainda vale a pena utiliza-la. Qto ao preço, varia conforme o profissional. Normalmente irao te cobrar um valor inicial para a "confecção" da plaquinha e uma manutençao mensal, pois a plaquinha recebe ajustes a cada 15 dias, e é trocada sempre q o bb ganha 1kg. É mais ou menos como um aparelho ortodôntico, inclusive o valor. Se vc for de São Paulo, me mande um e-mail q te passo os contatos que tenho.... gde beijo..........

    ResponderExcluir
  3. olá tenho um bebe como a sua só que o meu já tem 14 anos embeora o tratamento dele tenha sido diferente hoje ele está ótimo, se quizer me add no orkut verá as fotos dele, cirlenedantass@bol.com.br

    ResponderExcluir
  4. Cirlene, conte um pouco do tratamento, é importante para as mamaes que estao descobrindo agora a fenda e estao sem saber q caminho seguir....
    nao consigo te mandar email e nao consigo te achar no Orkut... me mande um email no psakavicius@hotmail.com

    bjossss

    ResponderExcluir
  5. Olá Patricia,
    Em primeiro lugar, parabéns pelo blog! Que vc consiga colher muitos frutos com ele!
    Eu, pelo menos, me identifiquei muito com tudo o que vc passou desde o diagnóstico...
    Tenho um filho de 11 meses lindo, Pedro, que nasceu com fissura de labio bilateral e de palato completa, assim como sua filha. Ele realizou a cirurgia de lábio com 3 meses e teve uma excelente recuperação!!!! Fará a palatoplastia daqui 40 dias e estou com o coração na mão por conta disso...Mas sei que também irá se recuperar bem!
    Gostaria de saber sobre a ortodontista que está acompanhando sua filha. Posso te mandar um e-mail? Assim também coloco uma foto do pós operatório do Pedro para vc ver, o resultado foi fantástico!
    Um abraço,
    Manuela.

    ResponderExcluir
  6. Oi Manuela... claro q pode me mandar um e-mail, fique a vontade... vamos trocar figurinhas sobre a ortodontista e sobre as cirurgias....... pode mandar no psakavicius@hotmail.com

    Fico esperando...
    Grande beijo em vc e no Pedro e q Deus o proteja na cirurgia!!

    Patrícia

    ResponderExcluir
  7. pati estou escrevendo para conversarmos um pouco.
    quando sua bb vez o teste da orelhinha deu alguma coisa, pois a minha vai fazer o bera, pois os medicos acham que ela não tem 100% da audição...
    vamos levar a bebe em bauru a onde ela faz acompanhamento pois deu que ela é alergica a lactose, sabe paty quando a gente acha que as lutas acabaram sempre aparecem mais.
    sabe me sinto as vezes sozinha, pois a unica pessoa que tenho para conversar e minha mãe pois amigas não existem.
    sabe é bom saber que tenho vc para conversar, saber que vc passou por coisas que eu vou passar.
    fica com Deus.

    ResponderExcluir
  8. Oi Juliana... o hospital onde minha bb nasceu nao faz teste da orelhinha. Somente consegui fazer qdo ela estava com 3 meses... na triagem deu negativo, sem emissoes otoacústicas, ou seja, como se ela nao escutasse nada... mas ela ouve tudo e muuuuito bem... mesmo assim fikei desesperada, Ju.... liguei chorando para a fono dela e ela me tranquilizou dizendo q é muito comum resultado falso negativo em fissurados. As vezes por imaturidade do nervo, as vezes por acúmulo de leite no canal auditivo, ou mesmo de ar, ou até falha dos profissionais ao realizar o exame etc... aí direcionaram para diagnóstico... vários exames: bera, audiometria, timpi, etc.... o único onde constou q ela tem audiçao normal foi o bera, na audiometria ela reagiu a alguns dos sons, mas é só um bb, se distrai fácil.... o otorrino q avaliou os exames disse q a audiçao dela é normal, mas estava com otite....

    fike calma, nao sofra por antecipaçao.... nao é fácil, eu mesma fikei em pânico, mas aguarde o resultado do bera... leve em mais de um lugar, enfim, faça o q estiver em suas maos....
    Vc pode estimular a audiçao do seu bb. Nao sei qto tempo ela tem, mas desde o 2o mes eu faço o seguinte: pegue um brinquedinho q faça barulho e que seja colorido.... vc vai movimentar lentamente o brinquedo na frente dela fazendo uma cruz grande, para que o som vá para a direita, esquerda, em cima e embaixo. O bb acompanha com o olhar e vai desenvolvendo o estímulo sonoro vindo de um dos lados e ao centro, qdo o brinquedo fica no centro. Nao precisa fazer muitas vezes, umas 2 ou 3 vezes por dia... no mais, aguarde o resultado de exame e confie em Deus... qto a alergia a lactose, fique tranquila, existem alimentos sem lactose. Sao caros, eu sei, mas pelo menos existe a opçao, pior seria se nao existisse....
    Vou te escrever uma frase q uma pessoa muito especial me escreveu pouco tempo atras: nao pense em lutas, pense em vitórias. Cada um desses passos, sao vitórias suas e da sua pekenina... pense nisso... fique com Deus... e me escreva qdo quiser.....

    gde beijo
    Patrícia

    ResponderExcluir
  9. Oi Ju... lembrei, sua bb tem nove meses, né.... pode faer o exercício com certeza... bjossss

    ResponderExcluir
  10. Oi meu nome é fabiana, eu tb tenho um filho que nasceu com abertura bilateral e fenda palatina.
    Email: nadarebom@hotmail.com

    ResponderExcluir
  11. Olá Patrícia, Sou Valéria moro em Brasília, e tenho um BB de 9 meses com fenda de palato, e fiquei muito admirada da sua força de vontade e perseverança no tratamento de sua filha. Aqui em Brasília não tenho informações sobre a prótese de palato, mas fiquei muito contente em saber que usuários da plaquinha. Meu filho vai operar no centrinho Bauru, e lá não usam a plaquinha, vc acha que devo correr atrás para o meu filho usar? O mesmo fará a cirurgia quando completar 1 ano. Att Ana Valéria

    ResponderExcluir
  12. Olá Valéria.... seja bem vinda ao meu blog....
    Realmente o Centrinho não tem como protocolo de tratamento o uso da prótese, principalmente por conta de que a prótese exige manutenção quinzenal e a maioria dos pacientes do Centrinho são de fora de Bauru, aliás, atendem o Brasil todo, não é? Bom, na minha opinião vc deve seguir o tratamento orientado pelo cirurgião irá operá-lo, e se ele nao recomenda a plaquinha, siga o tratamento que ele sugerir juntamente a equipe multidisciplinar (ortodontista, pediatra, fono, enfim). Eu sou a favor da prótese, mas o cirurgiao da minha bb também é, estamos em sintonia, somente por isso ela usa. Minha bb fará uma nova avaliação em dezembro qdo estiver com um aninho e aí veremos para qdo ficará a cirurgia de palato... tudo de bom para vc e para o seu bb...

    ResponderExcluir
  13. oie patricia sou a leila,mãe do guilherme de 3 meses,7kg e 63 cm,meu filho tem fissura labio palatina,e fara cirurgia dia 06/11 aqui em sp no hosp. sta helena(liberdade)e será acompanhado no hospital sp...pode contar com minha força,para levantarmos essa bandeira dos fissurados,pois onde eles estão,se cda um que nos vê pois ñ paro emcasa com ele é shopping,festas e etcc.cade nossos fissurados,q ninguem vê nem na tv,no teleton passa cada caso.mais nunca vi um fissurados,vou brigar com tudo e com todos por isso!!bjoss meu email é leila_apsilva2terra.com.br,me add no orkut.

    ResponderExcluir
  14. Olá, sou fonoaudióloga especializada em fissura labiopaltina. Gostei muito da iniciativa do blog. Parabéns!
    Porém gostaria de comentar sobre o uso da fitinha, não é indicado nada que segure e retroposicione o pró-lábio, pois estudos recentes de equipes especializadas mostram que apesar de melhorar a estética no bebê, a longo prazo favorece a alteração de crescimento da maxila. A própria cinta muscular formada pelo músculo dos lábios e pela cicatriz da cirurgia (que idealmente deve ocorrer aos 3 meses de idade do bebê)fazem a pressão no pró-lábio para posteriorizá-lo naturalmente. Qualquer dúvida tentem entrar em contato com os profissionais do Centrinho, que é um centro de referência de tratamento destas crianças ok!
    Abraço e Deus abençoe grandemente vocês.

    ResponderExcluir
  15. Olá fonoaudióloga (desculpe lhe chamar assim, mas a mensagem nao está assinada).... muito obrigada pelas suas informações.... coloquei este comentário sobre a pré-maxila e pró-lábio em função do que todos os profissionais que cuidam da minha bb falaram (são todos especialistas tb, o cirurgiao inclusive tb opera no Centrinho e tem 40 anos de profissao acompanhando esses casos e a ortodontista é a mais diplomada no assunto e deve ter tb 40 anos ou mais de profissao). É um tratamento utilizado em muitos paises do mundo, me informei sobre isso. Em todo caso, eu sou leiga, absolutamente leiga, sou apenas mamae de bb fissurado, e transmiti informações recebidas, né... rssss e a sua nos é muitííííssimo útil, eu diria que é a primeira vez que ouço falar sobre alteração do crescimento da maxila em funçao da fitinha que é usada externamente e faz o papel da cinta muscular. Ótimo sempre estarmos atualizados, não é verdade? Vou conversar com os profissionais que cuidam da minha bb... rsssss..... qqr coisa atualizo as informações. Continue colaborando, por favor!!! pois preciso mesmo de especialistas para ajudar a nós, mamaes!!! gde abraço!!!

    ResponderExcluir
  16. Confirmado, galera, o uso da fitinha NADA CAUSA DE RUIM AO BEBÊ, nem mesmo ao crescimento da face, já que a ação é na pele, nas vertentes do lábio, e na pré-maxila. Aliás, tenho a prova em minha casa, minha bb usou por 6 meses e está linda. Profissionais tão renomados como os que cuidam da minha bb (todos: fono, cirurgião, orto) não orientariam o uso se não fosse sob essa condição. É isso...

    ResponderExcluir
  17. rozineide.aparecida@hotmail.com
    meu filho nasceu com fenda palatina ele tem 27 dias estou o alimentando com o leite modificado nam 1 ele sente muita fome e chora bastante tenho que dar leite constatemente gostaria de saber se devo dar mingau ou continuo dando só leite. gostaria que voce mim ajudassssse a tirar esta duvida.

    ResponderExcluir
  18. Rozineide... te respondi por e-mail, mas para outrras mamaes q têm a mesma dúvida, segue minha opini!ao: nunca altere a alimentação do seu bb sem autorização do pediatra. É o profissional indicado para cuidar da saude dos bbs.
    Leite engrossado geranmente só é liberado pelo médico após o bb completar 6 meses, entao, fale com seu pediatra. além dissoele pode estar chorando por colicas, maisum motivo para consultar um pediatra... abraçosssssssssss

    ResponderExcluir
  19. Olá Patrícia, estou grávida de 6 meses e na ultrasson morfólogica descobri que meu bb tem fissura labial e palatina, o médico disse q ainda não pode disgnosticar a gravidade, só qd ele nascer, achei seu blog pesquisando coisas sobre o assunto, pois fiquei muito triste qd fiquei sabendo e quero está por dentro de tudo pra ajuda-lo no quer for preciso, se tiver mais assuntos vc pode me enviar por email: danielanilo@hotmail.com, moro na Bahia e já estou a procura de profissionais que me ajudem qd meu bb nascer...
    Deus abençoe!
    Daniela Nilo

    ResponderExcluir
  20. Olá Daniela... a gente fica triste mesmo no começo, afinal a gente nao desejauma má formaçao nos nossos pekeninos....mas calma, pois isos aos poucosvia passando, vc vai ver q é tudo mais fácil do que parece... vou te escreverpor e-mai... gde bjo

    ResponderExcluir
  21. Olá Patricia,meu nome é Roberta e minha bebe Vitória nasceu dia 25/02 e tem a fenda palatina, estou fazendo tratamento na USP ( Clínica de Pós Graduação em Odontologia), e lá não usam a plaquinha, vc acha que devo correr atrás para minha filha usar? A mesma fara cirurgia depois que completar 01 ano.

    ResponderExcluir
  22. Olá Roberta... entao, é uma questao delicada, acredito q o cirurgiao que irá opera-la seja a melhor pessoa pra te responder isso, pois é ele quem identifica a real necessidade da prótese... eu sou a favor, mas sou leiga, mas como mae sugiro avaliaçao do cirurgiao antes de vc ter esse gasto, ok??? bjocas e tudo de bom pra sua Vitória

    ResponderExcluir
  23. elizandra simão ribeiro7 de fevereiro de 2011 às 15:08

    olá Patrícia, desde q fiquei sabendo q minha bb iria nascer com fissura , no 5º mês de gestação, já fui encaminhada ao CAIF, q aqui no Paraná é referência nesse tipo de tratamento, lá existe uma equipe multidiciplinar q vai acompanhala até o final do tratamento,de inicio fiquei meio insegura pois é tudo pelo sus, mas depois de ver a dedicação dos profissionais a nossas crianças estou mais tranquila.Bem, lá nunca me falaram nada sobre prótese de palato ou fitinha,somente me falaram para massagear o lábio 3 vzs ao dia até a cirurgia. Fiquei em dúvida quando li sua postagem,já q nunca ouvi falar disso, mais na próxima consulta vou esclarecer minhas dúvidas com o cirurgião, afinal qro o melhor pra minha princesa.abraço e até...

    ResponderExcluir
  24. O uso da plaquinha é bem disseminado pelo mundo afora, pesquise pela Dra Lucy Dalva na intenet, ela é precursora do tratamento (odonto da minha filha) mas hj é muito difundido... É provável que no CAIF tenham o mesmo protocolo de tratamento do Centrinho aki de São Paulo. Eles justificam que nao utiliam pq poderia causar alteraçao na parte óssea da criança, mas isso só ocorre se a plaquinha nao receber a manutançao no tempo adequado. E como a maioria das pessoas que sao tratadas no Centrinho sao de lugares muitos distantes, inviabiliza o tratamento com a plaquinha. Nao é de uso obrigatório, depende de cada caso. O cirurgiao da minha filha disse q no caso dela seria importante, entao estamos seguindo assim. Caso o cirurgiao do CAIF dispensar, siga direitinho as orientacoes dele, cada médico tem seu protocolo de tratamento. O importante é ter confiança no que ele te informar... eles sabem o que falam... bjocasssssssss

    ResponderExcluir
  25. Suelly Mendes Ribeiro3 de outubro de 2011 às 16:24

    Parabéns pelo bolg, estou sou odontopediatra e estou estudando sobre o assunto, gostei da forma simples e direta que vc fornece as mães com bbs fissurados e ao mesmo tempo dedica sensibilidade aos sentimentos destas mães!! Parabéns continueee
    Suelly Ribeiro - Belem do Pará

    ResponderExcluir
  26. Oi Patrícia meu bb tem 3 meses e possui fenda labial/palatal bilateral completa, acabei de fazer o teste da orelhinha e deu ausente... vi que o da sua filha qndo ela tinha a mesma idade deu tbm ausente. Estou indo pra Bauru essa semana, o Lucas irá fazer a queiloplastia...queria saber se sua filha fez outros exames e qndo vc viu que realmente ela não era surda...estou meio triste com esse resultado mesmo sabendo que pode ser um falso negativo. =(
    Queria saber tbm como é essa plaquinha e a fitinha...tem fotos? Parabéns pelo blog ele realmente é uma ajuda pra nós mães de bbs com fenda! Tbm tenho um dá uma olhadinha...www.meugrandegaroto.blogspot.com.br
    Bjs pra vc e sua princesa =*

    ResponderExcluir
  27. Dri... mil perdões mega demora imeeeensa em te responder..... é comum dar falso negativo sim no teste da orelhinha... tem que fazer um exame chamado Bera.. ele sim vai te dar um resultado mais preciso, e mesmo assim, se tiver liquido na orelha média,pode dar alguma alteração.. o ideal é vc encontrar um excelente otorrino que consiga fazer a interpretação correta do exame.... nós fizemos o Bera logo depois do resultado negativo do teste da orelhinha, ou seja, devido ao resultado, ela foi encaminha a avaliação completa.... se ele reage aos sons, à sua voz e estímulos diversos, fique tranquila... e peça à fono do seu bb para lhe ensinar exercícios para estimular a acuidade auditiva. Vou visitar seu blog. Abraços!!!!

    ResponderExcluir
  28. oi,bom sou a mae da havylla ela tem fenda palatina e nao ta querendo mas comer nada ela e pessima pra comer fico desisperada pois ela nao quer comer me ajude me der uma ideia pois nao sei mas o que fazer eu choro muito preocupada me ajuda porfavor.obrigado sou betania

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Betania... são poucas as informações q vc passa... se ela é recem nascida e mama no peito, ou se uma mamadeira, ou se já toma sopinha, tb nao falou a reação da sua bebê (uma criança nao para simplkesmente de comer, sempre tem um motivo) e cada fase é uma fase.... Independente da fase, qdo a criança para de se alimentar, procure o pediatra. Outras dicas pra tentar te ajudar:
      - se ela parou de mamar no peito, tente mamadeira (ela pode nao estar conseguindo sugar, pois a fissura de palato impede a sucção.. leia o post sobre amamentação, pois tem vários exemplos de mamadeira)
      - Se ela usa mamadeira, tente outros bicos que facilite a mamada
      - Se usa leite artificial, tente trocar, sempre com autorização e orientação do pediatra
      - ela pode estar com sapinho, com dor de garganta, pode ter refluxo (que é horrível pra criança)... peça uma avaliação do pediatra urgente pra saber o que a impede de se alimentar direitinho
      - se ela toma sopinha, procure variar o sabor, use azeite para aromatizar... tempere, pois comida sem gosto é horrível até para os bebês....
      E o principal: NÃO SE DESESPERE!!! Sua bb sente tudo o que vc sente, e absorve!!!!! ela vai se sentir insegura se vc estiver desesperada.... e a leve a um bom pediatra!!!!!!!
      Mande notícias...

      Excluir
  29. OI Patricia vou te mandar um email contando minha historia mais aqui quero parabeniza-la sempre quis falar sobre o ocorrido e nao sabia com que mais parabens meu nome e eunice e no email conto detalhes minha bebe Kimberlly vai ser operada nesta sexta-feira se nao adiarem de novo meu email e eunicedeus@globomail.com ate mais bjos e felicidades

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, querida... demorei pra responder aki, mas já nos falamos por e-mail... abraços!!

      Excluir
  30. olá, meu nome é Fabrícia, meu filho tem fenda palatina incompleta, está com quase 3 meses. Gostaria que me orientasse sobre o tratamento,se deve ser feito algo antes da cirurgia. Obrigada...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fabrícia, tudo bem??? geralmente a correção no palato ocorre após a criança completar 1 ano. Me diga a cidade onde mora para te dar dicas de onde procurar tratamento de qualidade... como se trata apenas de fissura no palato, há de se cuidar da limpeza da boquinha e da fenda.. .importante fazer um acompanhamento com fono, otorrino para que possam te orientar sempre, principalmente com relação aos estímulos e alimentação...
      bjosss

      Excluir
  31. Meu nome é Miriam meu filho tem 06 meses tem a fissura no palato mole, estou com dificuldades para tratar, pois descobrimos agora, por incrivel que apareça...temos convênio amil, peço ajuda, por favor.

    ResponderExcluir
  32. Meu nome é Miriam, meu filho tem 06 meses e tem a fenda no palato mole, descobrimos agora por incrivel que pareça...temos convênio da amil, mas estou com dificuldade de encontrar tratamento...alguém pode me ajudar por favor?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Miriam, tudo bem??? geralmente os cirurgiões de plano de saúde não são especializados em fissura palatina... mande-me um e-mail, assim te passo mais informações: psakavicius@hotmail.com

      Excluir
  33. Oi mamães . .tenho um netinho assim ..o susto no nascimento foi enorme ..mais suas cirurgias foram bem sucedidas .. Hoje tem nove anos esta perfeito ....nem parece que teve uma caminhada difícil.... Mais valeu a pena ...hospital sobrapar campinas SP

    ResponderExcluir
  34. Oi mamães . .tenho um netinho assim ..o susto no nascimento foi enorme ..mais suas cirurgias foram bem sucedidas .. Hoje tem nove anos esta perfeito ....nem parece que teve uma caminhada difícil.... Mais valeu a pena ...hospital sobrapar campinas SP

    ResponderExcluir
  35. Oi... Por favor gostaria muito que você olhasse,a página do meu Elias... Deixe uma msg por favor... Tenho tantas duvidas! ANA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ana, mande suas dúvidas para psakavicius@hotmail.com que te respondo tudo o que estiver ao meu alcance. beijo!!!

      Excluir