Total de visualizações de página

segunda-feira, 4 de abril de 2016

O alongamento de columela (cirurgia feita em agosto de 2015)

OOOIiiiiiiiiiiiiiiiiiiii pessoaaaaaaaaaalllll... faz tempo né?!
Bom, estou há mesessssssssss devendo esse relato. Ano passado, em agosto, Ana Clara fez uma cirurgia para alongar a columela. Columela é a pele que divide as duas narinas. Como todos sabem, Ana Clara nasceu com fissura labiopalatina bilateral, e essa condição geralmente acaba fazendo com que a columela fique muito curtinha,deixando o nariz achatado. Já faz tanto tempo nem sei se me lembro de detalhes, mas de qualquer forma, foi uma cirurgia bem simples.
A função dessa cirurgia é estética, já que o nariz fica menos achatadinho, mas também funcional. Ajuda a criança a respirar melhor. Ana Clara nunca teve problemas pra respirar, então nós sentimos mais o estético mesmo. Essa cirurgia geralmente ocorre 6 meses após a cirurgia estética do lábio, também chamada de secundária. Com a Ana Clara o intervalo entre uma e outra foi maior, ok?

Pré cirúrgico de praxe (exames, internação, etc). A intervenção do cirurgião é a seguinte: ele faz uma incisão bem na "entrada" das narinas (de uma asa nasal até a outra), e "gira" as asas pra dentro, aumentando assim a columela e tornando a abertura das narinas mais arredondada. Já foi possível ver o resultado assim que saiu do centro cirúrgico, mas esperamos desinchar para fazer um comparativo. O perfil dela mudou bastante. Ficou uma graça!!!
O pós cirúrgico foi muito tranquilo.. não há restrição em relação a alimentação. Quer dizer, ela até teve uns 5 dias que fazer alimentação cremosa porque o cirurgião fez um micro retoque na parte interna do lábio. Nos dois primeiros dias escorreu um pouco de sangue do nariz (pingo mesmo, pouca quantidade) e logo estava tudo ok. Em uma semana já estava de volta às aulas, porém ficou afastada das atividades físicas para evitar acidentes na região operada. A escola super colaborou. Foi mega bem cuidada por todos (professora, auxiliares, amiguinhos). Muito amor!!! Aliás os amiguinhos falavam assim: "você está diferente, mas não sei direito porque... não sei direito o que mudou!" E aí ela explicava a eles que o tio Diógenes fez a columela dela ficar maior para o nariz ficar mais bonitinho... kkkkkkkkkkkkk simmmmm, ela fala os nomes corretos (columela, palato, úvula) quando conta sobre suas cirurgias... um sarro!

A região ficou dolorida por bastante tempo. Aquele dolorido que não pode esbarrar, mas sem dor espontânea. Pois é gente, mais uma vez eu digo: sem dor espontânea. Era só prestar atenção pra não esbarrar, ela ficou super atenta, super na defensiva e na escola todos a protegiam... rsssss... mas adivinhem? Pequenos acidentes aconteceram depois que ela relaxou (já tinha pelo menos 1 mês de operada). Nada grave, só algumas lágrimas, tadinha. A cicatriz ficou vermelha por alguns meses, mas acho que é uma característica da pele da Clara. Fizemos as massagens, assim como nas cicatrizes labiais (muito importantes para um bom resultado estético). E hoje está linda! Ou mais linda ainda!

Segue abaixo a foto do antes e depois. A foto do lado direito foi feita 15 dias após a cirurgia. Ainda tinha esse pequeno pontinho preto que foi eliminado logo depois.

a

12 comentários:

  1. Essa pequena... será que ela imagina que serve de inspiração para tantas pessoas neste mundão? Obrigada Patrícia, por dividir suas experiências conosco.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Será que sabe? vou sondar com ela e qualquer dia eu posto a conversa... beijo enorme!!!

      Excluir
  2. Ja era linda!! Ficou mais ainda!!! Parabens!!!

    ResponderExcluir
  3. Ah esse Dr. Diógenes. Parabéns ela ficou ainda mais linda!!!

    ResponderExcluir
  4. Parabéns, Patrícia, pelo importante relato! Penso ser muito importante para que outras mães tomem conhecimento das alternativas viáveis para correção de situações que surgem, mas que não são tão complicadas como se imagina. Nós da APAFIS/RN - Associação de Pais e Amigos dos Fissurados do RN - agradecemos a todas as participações, pois acrescentam bastante subsídios à nossa causa, que é promover a reabilitação total dos pacientes portadores dessa anomalia.

    ResponderExcluir
  5. Renata Luisa Nazar Leitão5 de abril de 2016 17:29

    Adorei o relato. Minha filha tem 1 ano e 9 meses, fechou o palato com 1 aninho e agora estamos esperando para retorno e reavaliação. Com quantos anos a Ana Clara fez esse alongamento de columela?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Renata, fez aos 6 anos. Pode ocorrer um pouco antes tb, aos 5.

      Excluir
  6. Que bacana Patricia, me ajudou muito...a minha vai fazer ela agora em maio..tirou algumas dúvidas brigada bj!!

    ResponderExcluir