Total de visualizações de página

quinta-feira, 28 de maio de 2009

USO DE PLAQUINHA (PRÓTESE DE PALATO) E FITINHA NO LÁBIO (TRANSPORE)

O uso da prótese de palato é um pouco controversa. Existem profissionais que são abolutamente a favor e outros que são contra. Outros ainda preferem avaliar caso a caso e verificar a necessidade individual da criança, o que particularmente eu acho muito mais ponderado.
Quero registrar minha breve experiência com a prótese de palato e com a fitinha de lábio.

Ainda durante a gravidez a médica que fazia meu ultrassom comentou que eu poderia ficar tranquila que ja existia uma plaquinha que auxiliaria o bebê a mamar. No ultrassom seguinte (ela já tinha ido tirar maiores informações) ela mesma me disse que normalmente não é necessário. Obtive mais detalhes posteriormente com a fono e acabamos decidindo não colocar a plaquinha (normalmente a criança já sai da maternidade usando uma). Desde que nasceu, começou a ser acompanhada por uma ortodontista muito competente que preferiu aguardar a avaliação do cirurgião para fazer ou não a plaquinha.
Bom, quando minha bebê estava com quase 3 meses a levei numa outra ortodontisa, muito conhecida para uma avaliaçao e principalmente para conhecer as tais plaquinhas (prótese de palato) e seus benefícios. A explicação que recebemos é que a prótese auxilia o tecido do palato que está em crescimento tanto quanto os demais tecidos, a crescer na direção correta, ou seja, em direção ao centro da boca e isso dá a impressão de que a fissura está menor, claro. Isso significa que a cirurgia do palato, o tecido estará muito mais adequado para a cirurgia. Outra função importante é a ortopédica, ou seja, o trabalho que ela realiza no osso propriamente dito, sendo então um tratamento ortodôntico.
Além disso, os benefícios secundários (auxílio na mamada, posicionamento correto da língua). Saímos de lá decididos a iniciar o tratamento ortodôntico através da prótese, ou seja, decidimos utilizar a prótese antes mesmo do cirurgião dizer se deveríamos ou não faze-lo, pois a ortodontista disse que pelo fato do palato estar completamente aberto, não haveria motivo para não fazer, muito pelo contrário.
Quando a levamos novamente ao cirurgião, ela já estava usando a prótese há um mês, e ele aprovou totalmente a utilização, deixando claro que mesmo após a queiloplastia (cirurgia do lábio) ela deverá continuar usando.
Como funciona o tratamento: tudo se inicia com a moldagem da maxila. Dias depois você volta no consultório para colocação da prótese, que é como se fosse aquela parte acrílica de um aparelho móvel, porém sem os ferrinhos. Passa-se uma colinha na região da gengiva (Fixodente) para mante-la firme no lugar. O bebê deve permanecer 24 horas por dia com a prótese, removendo duas vezes ao dia para limpeza. A cada duas semanas a levamos no consultório, onde a prótese é desgastada se ajustando ao crescimento dela. E cada vez que ela ganha um quilo, deve-se moldar de novo e colocar nova prótese (reserve uma caixinha para guardar a coleçao de próteses... rs.... ou deixe-as com a ordodontista, que irá anexá-la ao prontuário do bb).
Incomoda?? no primeiro dia o bebê estranha para mamar, mas no segundo já está adaptado (não tire a prótese por dó, senão bebê não se acostuma!!). Nos primeiros dias o bebê chora muito na hora de tirar a prótese, fica assustado, nossa, meu coração cortou, eu chorava junto com ela... mas logo ela se adaptou também e já não se importa muito com o processo. Ela não chorou nem para moldar a última vez.. rssssss
Minhas primeiras impressões quanto ao tratamento: no último dia 24 tive acesso aos dois moldes feitos até agora da minha bebê. O segundo molde foi feito 42 dias após o primeiro dia de uso da prótese e tenho que reconhecer: já está fazendo efeito!!!!!!!! o segundo molde já está diferente do primeiro, e diferente para melhor. As laterais do molde (referentes à gengiva) já estão mais largas, indicando crescimento do tecido do palato em direção ao centro da boca. Obviamente são diferenças milimétricas, mas numa boquinha tão miúda como a de um bebê de 5 meses, já faz diferença, tanto que foi possível visualiza-la nos moldes. Estou muito contente e muito satisfeita com o uso da prótese.
Quanto às mamadas, não senti diferença, ela se adaptou bem, mas estava bem adaptada tb a mamar sem a prótese. Hoje não gosta de mamar sem ela. O que foi bom também é que os calinhos que ela tinha no volmer devido ao atrito com o bico da mamadeira, sumiram todos, portanto toda a estrutura nasal dela (que é toda visível) está linda, sem nenhuma lesão.

Centros de referência não costumam utilizar a plaquinha devido a manutenção constante obrigatória. Se não houver troca adequada da plaquinha, pode ocorrer alteração no crescimento da face, por isso a necessidade de fazer novo molde e nova plaquinha sempre que o bebê ganha 1 quilo.

Quanto a fitinha... não conheço nenhum profissional que seja contra, muito pelo contrário. Ela deve ser utilizada por bebês com fenda labial bilateral com a intenção de baixar o pró-lábio, impedir a língua de empurrar a pré-maxila para fora ou para o lado. Deve ser usado constantemente também. Temos duas opções: a Micropore e a Transpore, ambas encontradas em farmácias. No começo, qdo são recém nascidos, da muita dó usar a fitinha, pq a pele fica muitíssimo irritada. Mas aos poucos eles se acostumam, minha bebê não se importa mais qdo tenho que tirar a fitinha.
Minhas impressões e resultados: o pró-lábio da minha bebê está mais baixo e a pré-maxila está mais encaixada, para dentro. Isso é visível nas fotos, comparando as primeiras com as de agora, e pude comprovar também nos mesmos moldes que já citei. Valeu muuuuito a pena, tem que usar, pois este procedimento também favorecerá a cirurgia e melhorará os resultados alcançados. Mas peça orientação quanto a colocação, ajuste e alinhamento do tecido do lábio, ta... bjoss

;-)



Dica do Allan e da Mellissa: entrevista com Carmem Glória Morovic, cirurgiã plástica chilena falando sobre o tratamento ortodôntico neonatal

http://www.cedepap.tv/entrevistados.html >\

Obs.: este post foi publicado em 28/05/2009. Hoje é 07/07/2012 e coloco algumas fotos, inclusive dos tipos de plaquinha que minha filha usa ou usou, considerando que em 07/07/12 ela está com 3 anos e meio, tem mordida cruzada, só tem um pré-molar e não tem os 2 molares. Imagens: uso da fitinha (Transpore; modelo inicial de plaquinha; plaquinha com orifício para os dentes (já favorece o crescimento correto; e a última, que mais parece um aparelho mesmo, já vem sendo usada há mais de um ano e possui este parafuso que é ajustado semanalmente e tem a intenção de correção da mordida cruzada)

sexta-feira, 15 de maio de 2009

SER SUA MÃE

- Ser mãe é dedicar minutos preciosos à amamentação a cada três horas religiosamente... ser sua mãe é te dedicar todo o meu dia para que você se alimente a cada hora, aos pouquinhos... isso nos deixa juntinhas por muito mais tempo.
- Ser mãe é se emocionar ao sentir seu bebê sendo amamentado. Ser sua mãe é sofrer por não ter conseguido te amamentar em meu seio, mas é ter uma enorme alegria em cuidar zelosamente das suas várias mamadeiras, assim posso dedicar ainda mais tempo para aquilo que é seu...
- Ser mãe é torcer para chegar o dia em que o bebê vai dormir a noite toda. Ser sua mãe é ficar com o maior remorso ao te deixar dormir a noite toda sem mamar. Isso porque quero você com o peso ideal pra cirurgia.
- Ser mãe é chorar junto com o bebê quando toma vacina. Ser sua mãe é ter medo de você engasgar com a vacina via oral por ser um líquido viscoso... nem todo mundo sabe como você deve deglutir em segurança.

Ser sua mãe desde o começo foi a maior benção da minha vida, desde quando o resultado do exame deu positivo, desde quando ouvi pela primeira vez seu coraçãozinho minúsculo batendo vigorosamente, desde quando senti você chutar, desde quando te vi pela primeira vez com os olhinhos abertos tentando entender que lugar era aquele diferente da barriga da mamãe, desde quando te peguei pela primeira vez, desde quando você me olhou nos olhos, desde quando você sorriu pra mim... desde sempre... e cada dia mais e mais!!!!!!

Não me importo em não ter tempo para mim, em não ter tempo para a casa porque meu tempo é todo seu. Não me importo em tomar bronca por ter esquecido de almoçar, porque você com certeza vai ter tomado a sopinha mais nutritiva e fresquinha, a frutinha mais gostosa e mamado o leitinho mais morninho.Não me importo em passar bastante tempo em casa, porque você me recompensa com sorrisos e carinhos.Não me importo em ter pouco tempo para tomar banho, em almoçar comida fria as 3 horas da tarde, em trocar de roupa pq ta cheirando azedinho, não me importo em me molhar toda qdo vc bate os pezinhos na banheira, não me importo em passar a noite em claro vigiando seu sono, em chorar com você por não saber o motivo do seu choro... não me importo... amo muito passar por tudo isso... amo muito sua presença na minha vida... amo muito você, Ana Clara, a jóia mais preciosa, o presente mais lindo que Deus poderia me dar.

segunda-feira, 4 de maio de 2009

GANHO DE PESO

Oi pessoal!! faz tempo que não escrevo. Vamos lá, estou voltando a ativa pra falar sobre o ganho de peso dos bebês fissurados. Minha bebê hoje tem 4 meses e acho que estou mais a vontade para falar sobre isso. É comum aos bebês com fissuras um ritmo menor para engordar. Eles precisam fragmentar as mamadas pq "engolem" muito ar (o que tb dá muita cólica) e também dispendem mais energia. Desde o início recebi a orientaçao para dar mamadas a cada 2h, e não a cada 3h, como é comum aos bebês sem fissura. Assim o fiz, mas logo esse intervalo passou a ser de 1 hora, conforme minha bebê foi crescendo. Isso porque ela necessitava de mais leite mas não conseguia aumentar a quantidade de leite por mamada. Aí a fome batia antes... rs.... não pense duas vezes, siga o ritmo que seu bebê solicitar. Tudo bem que a gente acaba passando o dia dando mamadeira e nos pega o tempo de outras atividades, mas cá entre nós: o mais importante é a saúde dos nossos pekeninos, não é mesmo???
Segundo os pediatras, o ganho de peso é considerado adequado quando fica na faixa de 40g por dia. Minha bebê nunca esteve nesta marca, fica por volta de 21, 22g... acredito q tb tem a ver com a estrutura genética dela, pois eu era muito magrinha tb. Portanto, não se desespere.... se vc tiver a sorte de tratar seu bb com um pediatra tranquilo, será bom pra vc tb pois ajuda a baixar ansiedade, por exemplo, a pediatra da minha bb sempre me tranquiliza, pois ela cresce bastante, está super esperta e ganha peso (pouco, mas ganha). Esse ganho está dentro de um ritmo que é dela.... não adianta forçar. O que faço é ficar a disposição para oferecer a mamadeira sempre que ela pedir (às vezes até sem que ela peça, dependendo do intervalo entre as mamadas). Durante os primeiros 45 dias o ganho de peso foi mais difícil, mas depois melhorou bem.
Uma dica é preencher um planilha com a hora da mamada, a quantidade de leite mamada e o tempo que levou para mamar. Em pouco tempo vc poderá excluir o item tempo de mamada pq passa a ser quase padrão, 5 a 8 minutos (no início esse acompanhamento é muito importante já que a mamada não deve passar de 30 minutos, senão ela deixa de ser funcional e o bebê perde peso ao invés de ganhar). Por esta planilha vc pode acompanhar tb a quantidade total de leite q seu bb mama por dia e se está adequado ao que o pediatra recomenda, ou pelo menos próximo disso. No meu caso, para que ela fique próximo a quantidade ideal diária, oferecemos mamadeira para ela mesmo dormindo a cada 2 horas (inclusive de madrugada). Por conta disso ela dorme bem, não acorda de fome pq não dá tempo... rs...
Normalmente o pediatra acaba não aprovando engrossar o leite pq isso faz com que o bb mame menos, e o que engorda o bb são as proteínas do leite. Lembre-se: CONSULTE O PEDIATRA, isso tudo que coloquei aki são dicas, ok?? Isso pq o bb deve estar no peso adequado para a cirurgia, mas além disso, a saúde como um todo deve estar em dia (glóbulos vermelhos, ferro, etc)
Bjos a todos (ah, hj é meu niver!! heheheh)