Total de visualizações de página

segunda-feira, 4 de maio de 2009

GANHO DE PESO

Oi pessoal!! faz tempo que não escrevo. Vamos lá, estou voltando a ativa pra falar sobre o ganho de peso dos bebês fissurados. Minha bebê hoje tem 4 meses e acho que estou mais a vontade para falar sobre isso. É comum aos bebês com fissuras um ritmo menor para engordar. Eles precisam fragmentar as mamadas pq "engolem" muito ar (o que tb dá muita cólica) e também dispendem mais energia. Desde o início recebi a orientaçao para dar mamadas a cada 2h, e não a cada 3h, como é comum aos bebês sem fissura. Assim o fiz, mas logo esse intervalo passou a ser de 1 hora, conforme minha bebê foi crescendo. Isso porque ela necessitava de mais leite mas não conseguia aumentar a quantidade de leite por mamada. Aí a fome batia antes... rs.... não pense duas vezes, siga o ritmo que seu bebê solicitar. Tudo bem que a gente acaba passando o dia dando mamadeira e nos pega o tempo de outras atividades, mas cá entre nós: o mais importante é a saúde dos nossos pekeninos, não é mesmo???
Segundo os pediatras, o ganho de peso é considerado adequado quando fica na faixa de 40g por dia. Minha bebê nunca esteve nesta marca, fica por volta de 21, 22g... acredito q tb tem a ver com a estrutura genética dela, pois eu era muito magrinha tb. Portanto, não se desespere.... se vc tiver a sorte de tratar seu bb com um pediatra tranquilo, será bom pra vc tb pois ajuda a baixar ansiedade, por exemplo, a pediatra da minha bb sempre me tranquiliza, pois ela cresce bastante, está super esperta e ganha peso (pouco, mas ganha). Esse ganho está dentro de um ritmo que é dela.... não adianta forçar. O que faço é ficar a disposição para oferecer a mamadeira sempre que ela pedir (às vezes até sem que ela peça, dependendo do intervalo entre as mamadas). Durante os primeiros 45 dias o ganho de peso foi mais difícil, mas depois melhorou bem.
Uma dica é preencher um planilha com a hora da mamada, a quantidade de leite mamada e o tempo que levou para mamar. Em pouco tempo vc poderá excluir o item tempo de mamada pq passa a ser quase padrão, 5 a 8 minutos (no início esse acompanhamento é muito importante já que a mamada não deve passar de 30 minutos, senão ela deixa de ser funcional e o bebê perde peso ao invés de ganhar). Por esta planilha vc pode acompanhar tb a quantidade total de leite q seu bb mama por dia e se está adequado ao que o pediatra recomenda, ou pelo menos próximo disso. No meu caso, para que ela fique próximo a quantidade ideal diária, oferecemos mamadeira para ela mesmo dormindo a cada 2 horas (inclusive de madrugada). Por conta disso ela dorme bem, não acorda de fome pq não dá tempo... rs...
Normalmente o pediatra acaba não aprovando engrossar o leite pq isso faz com que o bb mame menos, e o que engorda o bb são as proteínas do leite. Lembre-se: CONSULTE O PEDIATRA, isso tudo que coloquei aki são dicas, ok?? Isso pq o bb deve estar no peso adequado para a cirurgia, mas além disso, a saúde como um todo deve estar em dia (glóbulos vermelhos, ferro, etc)
Bjos a todos (ah, hj é meu niver!! heheheh)

3 comentários:

  1. Primeiramente, parabéns Patrícia. Parabéns pelo aniversário e parabéns por sua filha estar bem. Nada como o amor de mãe para superar qualquer dificuldade. Minha esposa lhe enviou um e-mail com nosso contato e com mais algumas dúvidas.
    Grande Abraço

    Allan e Melissa

    ResponderExcluir
  2. Olá Alan... respondi o e-mail de sua esposa e ja a adicionei no Orkut... vamos mantendo contato.. tudo de bom pra vcs e obrigada pelos parabens!!!

    ResponderExcluir