Total de visualizações de página

sábado, 5 de janeiro de 2013

EM 2013... TUDO COMEÇANDO BEM!!!

Feliz Ano Novo genteeeeeeeeeee!!!!!!!
2012 foi um ano incrível!!! muitas lutas vencidas, muitas mudanças e alegrias....
E para Ana Clara? o que mudou??? Bom, minha pequena está ótima... fez 4 aninhos dia 11 de dezembro....... é esperta, muito carinhosa, falanteeee que só ela, ama cantar e dançar.... às vezes um pouco tímida (no primeiro contato), mas logo se solta e faz muitas amizades por onde passa.. e me faz ter muitas amizades tb!!! Minha pequena grande bênção....
Tenho postado poucas coisas, pq chega um momento, poucas coisas mudam, ou levam algum tempo para que a mudança valha a pena ser compartilhada..... e aqui quero colocar as evoluções ela.
- Fala: desde agosto, como vcs sabem está com uma nova fono que a atende uma vez por semana... e desde então ela adquiriu alguns dos fonemas que não conseguia pronunciar. O /V/ por exemplo está correto e automatizado. O /F/ também está pronunciando corretamente em 100% das palavras com F. Aprendeu a pronunciar corretamente o som de S mas ainda não automatizou, estamos exatamente neste processo, ou seja, de conscientização e naturalização da pronúncia deste som. Ela iniciou a pronúncia do S jogando o ar na frente porém usando a língua entre dentes.. num primeiro momento isso não foi corrigido, o importante era a localização correta do ar... aí, na sequência, foi feita a correção da língua e em casa eu consegui que ela pronunciasse bem certinho.... isso há uma semana!!! Agora a luta é automatizar... Ela também aprendeu a articulação do som de /K/ mas ainda não sai perfeito. /B/ e /P/ ainda não saem pelo mesmo motivo da /K/: falta conseguir fazer o fechamento do palato mole/garganta. E isso nós já prevíamos, desde a cirurgia do palato o cirurgião nos avisou que seu palato era muito curto e que talvez teria uma insuficiência velofaríngea, que é exatamente qdo a criança não consegue fechar a passagem de ar com o palato mole. Falei grego? bom, faça um pequeno teste: respire pelo nariz normalmente e interrompa... perceba o que ocorre no seu palato mole. Você pode tentar perceber o trabalho velofaríngeo ao se preparar para pronunciar a letra P. Perceba o bloqueio do ar, que não escapa pelo nariz.. pois é, Clarinha não consegue fazer esse bloqueio e o ar sai pelo nariz impedindo-a de pronunciar P, B (que saem como M), K (sai com um GA) T e D (que saem como N). Mesmo assim, o trabalho continua, com fortalecimento de musculatura e orientação do direcionamento do ar, que não pode parar.

- Audição: bom, o dreno do ouvido esquerdo caiu em agosto. O direito ainda está lá. Refizemos audiometria, impedanciometria e o resultado foi o esperado: presença de líquido na orelha esquerda, e um pouco na direita (!!!!). Está com indicação para colocar novamente o tubinho no ouvido que está sem e vamos estudar a possibilidade de fazer junto com a cirurgia estética do lábio.

- Lábio: Está prevista ainda para este semestre a segunda etapa da correção labial, ou seja, a fase estética. Assim que tiver mais detalhes (após consulta com cirurgião) eu posto mais.

- Dentição: Estou um pouco descontente com o resultado do tratamento. Ela tem um único dentinho na frente já que teve um incisivo central neonatal que nasceu e caiu em 5 dias, (lembram??) e ela não teve outro dentinho que nascesse no lugar. Fizemos uma panorâmica e ela não tem mesmo outro de leite para nascer no lugar, mas já tem os permanentes formados lá na gengiva, esperando estarem prontos para o nascimento. Faltam tb os 2 incisivos laterais devido as fendas. Muito bem: o incisivo central esquerdo que ela tem está com mordida cruzada, ou seja, o dentinho está "deitado" pra tras. Está usando uma plaquinha com parafusinho que empurra a pre-maxila pra frente há quase 2 anos... a premaxila, mas o dente está do mesmo jeito e isso está me incomodando... muuuuuuuuuuuito!!! Ela tem dificuldade de morder na frente e coloca na lateral o que precisa ser cortado. No retorno com a Ortodontista vou novamente discutir o caso e adivinha? vou ver se encontro outras opiniões, pq assim não dá pra ficar.

No geral tem um comportamento muito bom, é alegre, divetida, tem muitos amigos e é muito querida! Carinhosa e amorosa, diz infinitas vezes por dia que me ama. Faz o mesmo com o papai e avós. Adora liderar, mas sabe ceder a vez quando é liderada. Está adquirindo um padrão comportamental muito bom, graças a Deus e a nossa dedicação em passar pra ela que ela é linda do jeito que ela é, que suas marcas nos orgulham e que amamos tudo o que ela faz de maravilhoso e que apostamos nela sempre!!! Toda e qualqer vitória é mega comemorada, e qdo preciso, é corrigida e orientada! E segue feliz!!!!!!! para arrasar em 2013!!!!!

Que venha então!!!!!!!!!!!

Bjos e façam de 2013 um ano excelente!!!!!! está em suas mãos!!!!